PUB
Recheio 2024 Institucional

Agendada nova greve de 26 horas na STCP

Agendada nova greve de 26 horas na STCP

O Sindicato dos Transportes Rodoviários Urbanos do Norte (STRUN) anunciou uma nova greve de 26 horas dos trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), a partir da meia-noite de segunda-feira, 12 de agosto, prolongando-se até às 02h00 de terça-feira, dia 13. A paralisação, que segue o modelo da anterior, foi divulgada esta quarta-feira, 7 de agosto, através de um comunicado emitido pelo sindicato.

Segundo o STRUN, a adesão à greve anterior, realizada a 22 de julho, rondou os 75%, embora este valor não tenha sido confirmado pela administração da STCP. Para a nova greve, o Tribunal Arbitral definiu serviços mínimos reduzidos, com o STRUN a salientar que os trabalhadores apenas têm a obrigação de cumpri-los caso não haja colegas não aderentes em número suficiente. Durante o período diurno, estão previstas seis viaturas na linha 205, quatro nas linhas 200 e 204, e três nas linhas 201, 207, 208 e 305. À noite, o serviço será assegurado por três viaturas nas linhas 205, 600 e 903, e por duas viaturas noutras linhas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo o Porto Canal, a greve foi convocada após a alegada ausência de resposta da administração da STCP a uma proposta de revisão salarial mínima de 8%, com os trabalhadores a considerarem insuficiente a atualização salarial de 2% em janeiro e 4,7% em abril. No entanto, a administração destacou que chegou a um acordo com quatro dos cinco sindicatos representativos dos trabalhadores, sendo o STRUN o único a não aceitar o compromisso.

A STCP já confirmou a realização da nova greve.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2