PUB
Recheio 2024 Institucional

Agência do Ambiente quer saber origem de lamas em Santo Tirso

Agência do Ambiente quer saber origem de lamas em Santo Tirso

A informação surge um dia depois de a Câmara Municipal de Santo Tirso apresentar queixa ao Ministério da Agricultura e Ambiente sobre o despejo de lamas provenientes de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR´s) em “vários terrenos e bouças” das freguesias de Palmeira e Água Longa que terão estado na origem do mau-cheiro.
O assunto foi também apresentado à Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, a CCDR-N e à Agência Portuguesa do Ambiente. “No respeitante a este caso concreto da aplicação das referidas lamas de ETAR, será necessário identificar os responsáveis diretos, de forma a apurar se se encontram licenciados para tal prática”, explica hoje a CCDR-N, segundo a qual “a operação de valorização agrícola de lamas deverá ser realizada de forma a evitar escorrências suscetíveis de contaminação de solos, das águas subterrâneas, bem como à minimização dos efeitos de incomodidade para o exterior em termos de odores”. A Comissão refere ainda que, no seguimento da articulação já efetuada junto da Agência Portuguesa do Ambiente, “aquele organismo entendeu solicitar ao SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente a averiguação da situação no local com caráter urgente”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem