PUB
Recheio 2024 Institucional

Agência da Curta Metragem no Festival de Clermont-Ferrand

Agência da Curta Metragem no Festival de Clermont-Ferrand
A Agência da Curta Metragem estará novamente presente na próxima edição do maior e mais importante festival europeu dedicado à curta-metragem, o Festival de Clermont-Ferrand, que terá lugar entre 31 de janeiro e 8 de fevereiro, em França.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A presença da Agência em Clermont-Ferrand vai, uma vez mais, assegurar a divulgação das curtas portuguesas através de um conjunto de atividades a desenvolver no 29.º Mercado da Curta-Metragem que decorre durante o festival: a instalação de um stand promocional, a distribuição de um catálogo com informação sobre os filmes portugueses produzidos destinado a distribuidores, televisões e festivais, e um trabalho diário de promoção e divulgação da cinematografia nacional junto dos profissionais presentes. A mediatização do evento e a presença de cerca de 3300 profissionais do cinema de todo o mundo fazem do Mercado da Curta-Metragem de Clermont-Ferrand um espaço privilegiado, e de extrema importância, na promoção e divulgação do cinema português. A participação da Agência da Curta Metragem na 36.ª edição do Festival é apoiada pelo Instituto do Cinema e Audiovisual, o Instituto Camões, a Embaixada de Portugal em Paris e a Niepoort. A Agência da Curta Metragem foi criada pela Curtas Metragens CRL, entidade que realiza o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, assumindo um papel de relevo na projeção internacional das curtas-metragens portuguesas, quer através de ações de promoção em eventos e festivais de cinema, quer da organização de iniciativas e programas especiais retrospetivos..

Filmes portugueses selecionados
Dos 6500 filmes mundiais a concurso, apenas duas curtas-metragens portuguesas foram selecionadas para a competição do festival francês. O documentário “Rhoma Acans”, da estudante da Escola Superior de Teatro e Cinema Leonor Teles, foi escolhido para a Competição Internacional deste certame. No filme, que “questiona o que é a família e a tradição”, a realizadora “analisa a história da sua família e a sua relação com o peso da tradição cigana a que outrora pertenceu”. A curta-metragem foi a vencedora do último Curtas Vila do Conde na categoria Take One!. Esta secção competitiva do festival, reservada aos filmes de escola, tem sido, nas várias edições, um espaço de revelação e de promoção de novos talentos e uma oportunidade única para a formação das novas gerações de cineastas. A ficção portuguesa “Panorama”, de Francisco Ferreira, produzida no âmbito do projeto ‘Ruptura Silenciosa’, foi selecionada para a competição Labo do Festival. No programa especial Ways to Escape, será também exibida a curta-metragem “Longe Do Éden”, de Carlos Amaral, um filme produzido no âmbito da capital da cultura Guimarães 2012. Paralelamente, terá lugar o Euro Connection, um fórum de co-produção de curtas-metragens que acontece todos os anos durante o Mercado da Curta Metragem. Leonor Noivo foi a realizadora selecionada para representar Portugal nesta edição com o projeto “Noite, Madrugada (Abismo)”. Neste fórum são promovidas apresentações e encontros entre produtores, instituições de financiamento e canais de televisão, com o intuito de fomentar a co-produção entre países europeus, no domínio da curta-metragem. Como é habitual, os projetos portugueses foram avaliados pelos festivais associados ao Euro Connection em Portugal: o Curtas Vila do Conde e o IndieLisboa.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil