A Câmara Municipal do Porto, por intermédio da Ágora, volta a colaborar com o Grupo Desportivo Quatro Caminhos para realizar uma nova edição do evento “Orientação na Baixa”. De novembro a dezembro, as manhãs de sábado incluirão percursos variados em cada sessão. O ponto de partida e chegada será sempre o mesmo, que é o átrio do Batalha Centro de Cinema.
A partir do primeiro sábado de novembro, das 10h às 12h30, serão oferecidas cinco oportunidades para participar em provas de orientação que utilizam pontos de referência, representados como “remos”, para marcar os monumentos do Porto de 2001 – Capital Europeia da Cultura. No fundo, os “remos” em questão servem como pontos de controlo, para quem faz o percurso. Destaca-se, ainda, que cada participante ou grupo terá que fazer uma passagem obrigatória em cada um desses locais.
O evento “Orientação na Baixa” não só permite explorar a cidade, mas também torna essa modalidade acessível a um público mais amplo, na medida em que a participação é gratuita (mediante inscrição), sendo aberta a todas as pessoas interessadas, independentemente do seu nível de experiência, incluindo crianças.
As atividades em questão decorrem aos sábados de manhã de 4 e 18 de novembro, assim como de 2, 9 e 23 de dezembro. Cada sessão apresenta um percurso diferente, sendo que o ponto de encontro dos participantes permanece o mesmo – o átrio do Batalha Centro de Cinema, localizado na Praça da Batalha, número 47.
As áreas de abrangência são as seguintes:
Limite norte: Rua da Torrinha, Rua de Cedofeita, Rua dos Bragas, Rua dos Mártires da Liberdade, Praça da República, Rua de Gonçalo Cristóvão;
Limite este: Rua de Santa Catarina, Rua da Firmeza, Rua da Alegria, Praça dos Poveiros, Rua das Fontainhas;
Limite sul: Rio Douro, Avenida Gustavo Eiffel, Ribeira, Cais da Estiva, Rua Nova da Alfândega;
Limite oeste: Calçada de Monchique, Rua Sobre o Douro, Rua da Restauração, Rua de Jorge de Viterbo Ferreira, Rua de Dom Manuel II, Rua da Boa Nova, Rua da Maternidade, Rua da Boa Hora.
Pode inscrever-se, sem qualquer custo, aqui.
Foto: Andreia Merca / Ágora