Muito possivelmente já deve ter ouvido falar da Praia da Memória, em Leça da Palmeira. Todos os anos, milhares e milhares de banhistas fazem praia neste local. No entanto, já alguma vez pensou na origem do nome desta praia? Afinal, que “memórias” são essas que a praia guarda?
Ora bem, vamos lá desmistificar todo esse simbolismo. A sua designação deriva do Obelisco da Memória, visível em toda a praia, que foi erigido em homenagem ao desembarque de D. Pedro IV, em 8 de julho de 1832, com um exército de 7.500 homens, para combater as tropas do seu irmão D. Miguel.
Este evento marcou o início do fim do absolutismo em Portugal e deu início à Guerra Civil Portuguesa, que duraria até 1834. A vitória de D. Pedro IV, que se tornou D. Pedro I de Portugal, resultou na instauração da Monarquia Constitucional e na implementação de importantes reformas liberais.
Posto isto, em sinal de gratidão, o Obelisco da Memória, com 25 metros de altura, foi construído por iniciativa de António José de Ávila e por subscrição pública, com o objetivo de perpetuar a memória deste acontecimento histórico. A sua construção iniciou-se em 1840, no dia em que se comemoravam 200 anos da restauração da independência portuguesa, e foi concluído em 1843.
Antes de a Praia da Memória ter a designação que todos nós conhecemos, teve dois nomes diferentes. Chegou a ser “Praia da Arenosa”, talvez pela sua extensão, e também “Praia dos Ladrões”. Mais uma vez, não será difícil pressupor o motivo de tal designação.
Por tudo isto, a Praia da Memória, com o seu obelisco e o seu parque de dunas, é um local de grande importância histórica, cultural e ambiental. Mais do que um espaço associado a lazer e longas tardes de banhos, a Praia da Memória pode também ser um espaço de reflexão sobre o passado.
Em jeito de conclusão, deixamos-lhe, ainda, três curiosidades sobre a Praia da Memória que, possivelmente, nunca tinha ouvido falar. A primeira é que o Obelisco da Memória é composto por quatro painéis calcários na base, que referem a iniciativa da construção do monumento, os nomes de alguns dos comandantes do “Exército Libertador” e a proclamação que D. Pedro IV fez ao desembarcar na praia.
A segunda é que, no topo do obelisco, encontram-se duas coroas metálicas com a data do desembarque. Já a terceira e última curiosidade é que o Parque de Dunas da Praia da Memória está classificado como Paisagem Protegida.