PUB
Recheio 2024 Institucional

Afinal como é que Gaia distribui o dinheiro? Município explica

Afinal como é que Gaia distribui o dinheiro? Município explica

Nesta segunda-feira, 29 de julho, será debatido um novo conjunto de apoios e acordos de colaboração com várias instituições, totalizando aproximadamente 850 mil euros, além dos cerca de dois milhões de euros aprovados na reunião anterior, no dia 15 de julho.

Por isso, de acordo com a informação publicada no portal de notícias da Câmara de Gaia, mostramos-lhe as diferentes parcelas que a autarquia quer atribuir a cada departamento.

Juntas e Uniões de Freguesia

Para as juntas e uniões de freguesia, serão discutidos apoios no valor total de 70 mil euros, incluindo: 10 mil euros para a Junta de Freguesia de Arcozelo, destinados à constituição da propriedade horizontal de um edifício na avenida João Paulo II, número 857; 14 mil euros para a União de Freguesias de Serzedo e Perosinho, para a reparação do tabuado do palco e aluguer de uma tenda necessária para as eleições europeias.

Para além disso, cerca de 21 mil euros serão destinados para a União de Freguesias de Grijó e Sermonde, para a requalificação da rua do Outeiro, em Grijó; e 25 mil euros para a mesma União de Freguesias, para a reabilitação da capela mortuária de Sermonde.

Desporto

No âmbito desportivo, o executivo municipal irá considerar um conjunto de apoios a várias entidades, incluindo: 60 mil euros para o Sporting Clube de Coimbrões, para a reabilitação dos balneários do campo de jogos; 1.600 euros para a Associação Desportiva de Grijó, para a reparação e instalação de uma eletrobomba submersível para o tanque de rega do campo de jogos; 18.360 euros para a Associação Cultural e Desportiva de Gulpilhares – Hóquei 1944, para promover e desenvolver a prática da patinagem e atividades da Escola Municipal de Patinagem na época desportiva 2023/24.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A somar a isso, também há cerca de 250 mil euros para associações distritais de modalidades e federações desportivas, para inscrições de atletas das camadas de formação na época desportiva 2023/24.

15 mil euros para a Federação Portuguesa de Ciclismo, para a realização da 4.ª Volta a Portugal Feminina; 3 mil euros para o Clube de Fãs do Badminton de Gaia, para a realização do 3.º Torneio de Clubes Não Seniores – Torneio do Vinho do Porto; 3 mil euros para o Centro de Atletismo do Porto, para a realização da 9.ª Corrida Shamir Portugal; 23 mil euros para a XRacing, para a realização do Rally Spirit 2024.

Também há 3 mil euros para o Grupo Columbófilo de São Félix da Marinha, para a realização do 4.º Campeonato Concelhio de Columbofilia; e 7 mil euros para o Futebol Clube de Gaia, para a realização do Torneio Internacional de Jovens Handgaia 2024.

Iniciativas culturais e religiosas

Finalmente, a autarquia pretende apoiar ainda diversas iniciativas culturais e religiosas, incluindo: 10 mil euros para a Fábrica da Igreja Paroquial de Santo André de Lever, para festividades em honra de Santo Tiago e Santa Apolónia; 2 mil euros para o Grupo Mérito Dramático Avintense, para a V Jornada de Teatro; 2.500 euros para a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Maria Madalena, para festividades em honra de Santa Maria Madalena.

Depois, 2.500 euros para a Fábrica da Igreja Paroquial de Oliveira do Douro, para festividades em honra de Santa Eulália, Senhora da Hora e Sant’Ana; cerca de 181 mil euros para a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural do Rancho Regional de Gulpilhares, para a reformulação da iluminação, reparação das instalações elétricas, segurança e climatização; 30 mil euros para a Igreja Lusitana Católica Apostólica e Evangélica, para conservação e restauro da Igreja do Torne; 98 mil euros para a Associação do Orfeão de Valadares, para a reformulação e reparação das instalações elétricas, segurança e climatização.

Por fim, cerca de 9 mil euros para a Fábrica da Igreja Paroquial de Grijó, para a recriação histórica “História de uma construção 1612, 1625 e 1626”; 4 mil euros para a Tuna Musical de Santa Marinha, para a realização da 6.ª edição do Festival de Teatro José Guimarães; e 50 mil euros para os Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural, para a Onda Bienal de Vila Nova de Gaia 2024.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil