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Recheio 2024 Institucional

Admitidos 7 candidatos no concurso da ponte D. António Francisco dos Santos

Admitidos 7 candidatos no concurso da ponte D. António Francisco dos Santos

A Câmara do Porto revelou na passada segunda-feira que foram admitidos sete candidatos no concurso de conceção e construção da nova ponte D. António Francisco dos Santos e dos seus acessos, que se estima estar concluída no primeiro semestre de 2026.

Segundo o relatório final da fase de qualificação, “foram admitidos sete candidatos: a empresa Puentes y Calzadas Infraestructuras S.L.U.; o agrupamento de candidatos constituído pelas empresas Alexandre Barbosa Borges, S.A. e Construgomes Engenharia, S.A.; o agrupamento de candidatos integrado pelas empresas Mota-Engil, Engenharia e Construção, S.A. e Omatapalo – Engenharia e Construção, S.A.; o agrupamento de candidatos de que fazem parte as empresas Afavias – Engenharia e Construções, S.A., Casais – Engenharia e Construções, S.A. e Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A.; o agrupamento de candidatos formado pelas empresas Ramalho Rosa Cobertar, Sociedade de Construções, S.A. e FCC Construcción, S.A.; o agrupamento de candidatos composto pelas empresas Alberto Couto Alves, S.A., Alves Ribeiro, S.A. e Betar Consultores, Lda.; e, por fim, a empresa Conduril – Engenharia, S.A.” segundo o que se pode ler no Porto..

Ainda que alguns dos candidatos “tenham de confirmar o cumprimento de determinados requisitos exigidos”, a Câmara do Porto afirma que os sete vão ser “oportunamente convidados” a apresentar as propostas.

Os candidatos terão um prazo de sete meses para a respetiva apresentação, na qual devem incluir um estudo prévio da solução que se propõem a executar.

Terminada a fase de concurso, que culminará com a adjudicação da proposta ao concorrente vencedor, iniciar-se-á a fase de execução contratual, composta por dois momentos: a execução de estudos e projetos, durante os primeiros 12 meses, e a execução da empreitada, nos 24 meses seguintes, acrescidos de dois meses para a realização de ensaios, levando assim a conclusão para o primeiro semestre de 2026.

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Recorde-se que a nova ponte será construída a montante da Ponte de São João e a jusante da Ponte do Freixo, esta ligará a marginal ribeirinha do Porto (Avenida Paiva Couceiro) à zona de Quebrantões, em Gaia.

O preço base do concurso é de 38,5 milhões de euros e o prazo máximo de execução de 1.150 dias. “O custo da obra, de elevada relevância para a região, será totalmente assumido pelos dois municípios”.

A nova ponte terá aproximadamente uma extensão de 625 metros, dos quais 300 metros se desenvolvem sobre o leito do rio Douro e os restantes 325 metros sobre terrenos de Vila Nova de Gaia. Contará com duas faixas de rodagem, com duas vias de circulação cada, um separador central, assim como passeios e ciclovias unidirecionais, de ambos os lados.

Do lado do Porto, em termos de acessos, está prevista a construção de uma rotunda sobrelevada à atual Avenida Paiva Couceiro, que se interligará a esta “através de dois ramos de ligação em viaduto. Já do lado de Gaia o acesso à futura ponte será feito através da construção de uma rotunda e de um novo arruamento com cerca de 590 metros de extensão, que ligará à rotunda Gil Eanes.

Imagem: CM Gaia

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