A ANA – Aeroportos de Portugal, do grupo Vinci, anunciou que “está a implementar uma nova solução tecnológica nos aeroportos portugueses”, sendo que, nos aeroportos do Porto e Lisboa, os passageiros da TAP vão poder embarcar sem documentos de identificação, recorrendo a uma “solução biométrica facial”.
Trata-se de um “projeto de inovação, apoiado pela União Europeia, através do programa NextGenerationEU que incide na aplicação de tecnologia na melhoria da qualidade de serviço e transformação digital nos aeroportos”.
“O lançamento deste projeto ocorreu neste início de ano nos aeroportos de Lisboa e Porto e no segundo semestre de 2024 a solução tecnológica ficará disponível em Faro, Madeira e Ponta Delgada”, lê-se na notícia avançada pelo Porto Canal, com base nas informações divulgadas pelo grupo.
Assim, após o registo, os passageiros já “não precisam de utilizar cartão de embarque, nem documentos de identificação”, uma vez que “passam a usar dados biométricos faciais no percurso da partida”.
Segundo a mesma fonte, os testes já estão a ser efetuados nos aeroportos do Porto e Lisboa, com passageiros que viajam pela TAP, “em voos previamente selecionados pela companhia, no espaço Schengen – Europa”. “Numa segunda fase, juntar-se-ão outras companhias aéreas e mais destinos, incluindo voos extra europeus”, acrescenta.
Os passageiros elegíveis podem participar nos voos de teste através do registo prévio na aplicação ‘Biometric Experience’, disponível em IOS e Android, ou efetuando o registo no aeroporto através de um quiosque específico. O processo envolve fotografar ou digitalizar o cartão de embarque, o passaporte eletrónico ou cartão de cidadão português e tirar uma ‘selfie’, aceitando os termos e condições. Posteriormente, o embarque será mais rápido, através da leitura dos dados biométricos da face, sem a necessidade de apresentar novamente o cartão de embarque.
“O processo simplifica a viagem do passageiro que ganha tempo livre, numa viagem paperless & contactless, com total garantia de confidencialidade, já que os dados são apagados após a partida do voo”, destacou a TAP.
Além de melhorar a experiência dos passageiros, outro dos objetivos da biometria é “aumentar a segurança”. Com os “algoritmos avançados” utilizados “para confirmar a identidade da pessoa que se apresenta para viajar” é possível cruzar “o nome no cartão de embarque com o do documento de identidade” no sistema, permitindo uma maior fiscalização nesse sentido.