PUB
Recheio 2024 Institucional

ACeS Porto Ocidental

ACeS Porto Ocidental

A entidade abrange as freguesias de Aldoar, Cedofeita, Foz do Douro, Lordelo do Ouro, Massarelos, Miragaia, Nevogilde, Ramalde, Santo Ildefonso, São Nicolau, Sé e Vitória.

Diferentes valências

O ACeS Porto Ocidental é constituído por nove Unidades de Saúde Familiares (USF), seis Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), três Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), uma Unidade de Saúde Pública (USP) e outra de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP). Tal como explicou à Viva o responsável do Gabinete do Cidadão do agrupamento, Joaquim Silva, as aces4USF e UCSP “correspondem aos antigos ‘centros de saúde’, sendo responsáveis pela realização de cuidados médicos e de enfermagem de vigilância (planeamento familiar, saúde materna, saúde infantil, saúde do adulto e do idoso) e em situações de doença aguda”.

Por outro lado, as UCC são unidades que prestam cuidados de saúde de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis e nas situações de dependência física. Os cuidados domiciliários, a reabilitação e a preparação para o parto e a parentalidade são as principais competências do serviço. Numa vertente de observatório de saúde, a USP funciona como uma entidade responsável pela “monitorização do estado de saúde da população” e identificação das respetivas necessidades, no que diz respeito a programas de vacinação, saúde ambiental e ocupacional e autoridade de saúde. De acordo com critérios bem definidos de referenciação, a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados disponibiliza a todos os utentes do ACeS consultas de Pediatria, Saúde Oral, Nutrição, Psicologia Clínica e Atendimento de Serviço Social.

aces1Projetos na área da comunicação

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De acordo com Joaquim Silva, os gestores do ACeS Porto Ocidental sentiram, desde logo, a necessidade de desenvolver ideias na área da comunicação para que as informações sobre a prestação de cuidados de saúde pudessem chegar aos profissionais e aos utentes. “De uma forma progressiva e sempre com uma utilização mínima de recursos financeiros, foram iniciadas várias atividades direcionadas para o desenvolvimento da comunicação interna e externa, recorrendo às competências dos profissionais do ACeS”, adiantou o responsável. Assim, em janeiro de 2011, nasceu o projeto “Mais Comunicação”, destinado a estreitar relações entre a comunidade e os serviços de saúde.

Em declarações à Viva, o responsável explicou ainda que a equipa do agrupamento decidiu desenvolver o trabalho de boas práticas de governação – assente no modelo do World Class Comissioning – “Envolvimento do Público e dos Utentes”, com a duração prevista de três anos. O projeto, que arrancou em junho deste ano, visa “apelar à participação ativa da comunidade e de todos os profissionais do ACeS, promovendo a partilha de ideias de forma a aumentar a qualidade dos cuidados prestados e a satisfação quer dos profissionais quer dos utentes”. A criação do blog www.acesportoocidental.wordpress.com, assim como de uma página no Facebook e a elaboração mensal de uma newsletter sobre temáticas de saúde foram algumas das estratégias adotadas pelo agrupamento.

aces2Ciclo de conferências “Saúde+Arte”

O ACeS Porto Ocidental está também a promover o ciclo de conferências mensais “Saúde+Arte”, que se prolonga até maio do próximo ano. Os encontros, que decorrem no auditório da Biblioteca Almeida Garrett (jardins do Palácio de Cristal), promovem a reflexão sobre diversos temas, como os Cuidados de Saúde Primários em Portugal, a alimentação, a dor, saúde oral, cancro, saúde mental e doenças cardiovasculares.

A iniciativa, que é aberta à comunidade, estreou no dia 21 de novembro, com a discussão do tema “os novos centros de saúde”. Rui Medon, diretor executivo do agrupamento, e Augusto da Eira, professor de fotografia da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) foram os intervenientes na conferência, moderada por Maria José Ribas (presidente do Conselho Clínico do ACeS Porto Ocidental). O evento contou com a presença de 90 participantes, que também tiveram oportunidade de assistir à inauguração de uma exposição de fotografia dos alunos da ESAD sobre promoção de saúde. A próxima conversa, intitulada “Nutrição em tempos de crise”, está agendada para o dia 18 de dezembro, às 21:00 horas. Do painel de convidados fazem parte a nutricionista Paula Veloso e Hélio Loureiro (chefe de cozinha da seleção portuguesa de futebol). A vertente artística estará presente através da apresentação dos trabalhos dos alunos do 6º ano do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, realizados no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação.

Texto: Mariana Albuquerque
Fotos: ACeS Porto Ocidental

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem