PUB
Recheio 2024 Profissional

Abril ainda se sente nas Bibliotecas do Porto: música, cinema e muito mais

Abril ainda se sente nas Bibliotecas do Porto: música, cinema e muito mais

O 25 de abril já lá vai, mas os seus valores continuam bem vivos e presentes. Pelo menos na rede do Museu e Bibliotecas do Porto. Mesmo em maio, o que não falta é cinema, música, teatro e muito mais.

Para os mais novos

E porque os mais pequeninos também têm direito a animação, podemos começar pela programação destinada a estes. Na Biblioteca Almeida Garrett, acontecerão duas sessões que fazem parte da rubrica “Missão: Democracia”.

A primeira delas todas é no dia 11 de maio, sábado, a partir das 15h30. Nesse dia, Catarina Sobral traz o livro “Fantasmas, Bananas e Avestruzes”, que procura oferecer uma sessão divertida e informativa sobre a palavra “Lei” (via Câmara do Porto).

Passado uma semana, o dia 18, à mesma hora, também traz atividades para os mais jovens. Desta vez, por intermédio de Afonso Cruz e Mariana Rio, através do conto “Leva-me ao teu líder”.

No fundo, a obra em questão baseia-se numa criança que tenta explicar a um alien o que é, afinal, a democracia.

“Outras Revoluções”

Com um espírito que evoca sempre os valores de abril, há espaço para o cinema, através da rubrica “Outras Revoluções”.

No dia 23 de maio, será transmitido um filme, a partir das 21h30, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, em que o título é “Videogramas de uma revolução”, da autoria de H. Farocki e A. Ujika.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Este filme é apresentado por José Gomes Pinto, doutorado em Estética e Teoria da Arte pela Universidade de Salamanca. O filme é maioritariamente composto de montagens televisivas do que aconteceu em Bucareste, entre 21 e 26 de dezembro de 1989.

Os acontecimentos em questão mudaram a história da Roménia, onde a ditadura finalmente conheceu o seu fim.

Música

Como não há festa sem música, também há espetáculos que podem ser do seu interesse assistir. Desde já, no dia 25 de maio, sábado, há lugar a música de intervenção na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Isto porque, às 16 horas, o DJ ALIONE dá música à liberdade, enquanto Paula Guerra e Rita Roque inauguram o “Revolu(som) – 10 anos de KISMIF”.

Como refere a Câmara do Porto, também nesse dia há espetáculo de José Mário Branco. O artista atua, pelas 18 horas, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Para mais informações sobre o programa, pode clicar aqui.

Fotografia: Filipa Brito
PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce