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A VIVA foi conhecer o “Yours Truly”: projeto que alivia a “pressão” turística do Centro Histórico

A VIVA foi conhecer o

Como a VIVA! chegou a noticiar, a Câmara Municipal do Porto vai lançar um mapa para aliviar a pressão do turismo no Centro Histórico, chamado “Yours Truly”. Assim sendo, quisemos saber um pouco mais acerca desta iniciativa municipal e falamos com os responsáveis pelo projeto, para saber mais informações.

Leia, na íntegra, a entrevista abaixo, que explica, ao detalhe, o novo grande projeto da Câmara do Porto.

RV: Poderiam começar por nos explicar em que consiste o “Yours Truly, Porto” e como surgiu a ideia do projeto?

MP: O Município do Porto está a liderar uma nova estratégia para o futuro sustentável da cidade, que se pretende afirmar como um destino autêntico, qualificado e diversificado. Para a sua concretização, temos em curso cerca de duas dezenas de projetos, que abrangem diversas áreas de atuação. Senti, pois, a necessidade de dar a conhecer, de forma aberta e transparente, a atividade que o meu pelouro tem vindo a desenvolver para concretizar esta estratégia. Neste sentido, o Yours Truly Porto, é um instrumento que apresenta a visão para o turismo da cidade, mas é, também, o resultado do que está a ser feito nesta matéria, com o envolvimento de diversos agentes públicos e privados, de vários quadrantes. Neste contexto, o Yours Truly Porto é um documento coletivo, da e para a cidade.

RV- Quais são os principais objetivos do projeto?

MP: Como tinha referido, o mapa da visão Yours Truly Porto espelha a nova estratégia para o turismo do Porto. E isto traduz-se numa “nova forma” de olhar e trabalhar o território. Interessa-nos gerar valor e apostar na qualidade do turismo e, em alinhamento com o Plano Diretor Municipal, valorizar zonas menos atrativas e conhecidas. 

E foi por esse motivo, que desenvolvemos, com o apoio de uma consultora especialista e com a colaboração e envolvimento de públicos internos e externos de várias áreas, o projeto dos Quarteirões e cujo propósito maior é contribuir para a dispersão dos fluxos turísticos e a criação de roteiros que permitiam valorizar a cidade como um todo e dar a conhecer mais Porto.

Estamos a trabalhar para captar diferentes perfis de viajantes e aumentar o tempo médio de estada de quem nos visita. Estamos convictos que este crescimento faz-se através da diversificação e da qualificação da oferta, de forma a afirmar internacionalmente o Porto pela qualidade dos seus ativos e destacar esta vantagem diferenciadora face a destinos concorrentes. 

Paralelamente, esta visão preconiza um turismo positivo, assente no bem-estar e na qualidade de vida dos residentes. A este propósito, lançamos no passado dia 27 de setembro (Dia Mundial do Turismo), o Manifesto do Turista, um guia de boas práticas, que compromete os visitantes a respeitar a cultura local e os costumes dos residentes, entre outras práticas sustentáveis. Para cada princípio que norteia a visão, existem já um ou mais projetos que estão em implementação ou em fase de desenvolvimento e outros estão, ainda, em fase de criação.

RV: Quais foram os desafios e necessidades identificados ao longo do processo de criação do “Yours Truly, Porto”?

MP: O principal desafio esteve associado ao próprio conceito do mapa da visão Yours Truly, Porto e à identificação do nosso público-alvo, isto é, a quem se dirigia este instrumento. E, para nós, desde a sua génese, esteve sempre claro que o seu conteúdo deveria estar acessível a diferentes tipos de públicos: academia, setor turístico, stakeholders, comunidade local, entre outros. O nosso intuito é que qualquer pessoa possa aceder e, de igual forma, dar o seu contributo para o desenvolvimento do turismo da cidade, e, nesta aceção, é um documento dinâmico e em permanente construção, porque aberto a novas ideias e projetos.

RV: Quantos projetos é que este inclui? De todos, há algum que queira salientar?

MP: São cerca de duas dezenas de projetos, a sua maioria em implementação, com a finalidade de materializar a visão e desenvolver o turismo da cidade. Na sua globalidade, as iniciativas que estão em curso incidem sobre a qualificação do setor do turismo, o aumento da qualidade e da diversidade das experiências e o crescimento sustentável do destino. Quando me refiro a crescimento, não significa no número de turistas, mas nos proveitos que advêm da atividade turística. É fulcral que consigamos captar novos segmentos com poder de compra, que valorizem os nossos produtos locais e dinamizem a economia, mas que apreciem, igualmente, o nosso património e as nossas singularidades. E é exatamente para posicionar o Porto como um destino atrativo para mercados, bem como para proporcionar experiências autênticas e de qualidade que temos vindo a trabalhar. O próprio nome “Yours Truly” pretende realçar o carácter autêntico e genuíno que nos caracteriza e que é obrigatório preservar. Não podemos abdicar deste princípio, porque esta é a marca e a força da cidade.

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RV: Como é que estas iniciativas podem beneficiar os residentes locais?

MP: Todas as iniciativas têm, de alguma forma, a preocupação de beneficiar os residentes locais. O projeto dos quarteirões e da desconcentração dos fluxos turísticos para zonas subvalorizados, será provavelmente o mais emblemático. Neste caso, o nosso intuito é qualificar a oferta nessas zonas e promovê-la, também para os residentes, como, aliás, já vem acontecendo com a revitalização de muitos parques e jardins públicos. Ao retirarmos a pressão turística de zonas como o Centro Histórico e a Baixa estamos não só a contribuir para aumentar a qualidade da experiência dos visitantes, mas também a qualidade de vida dos residentes. Outros projetos, como o Turismo Criativo, incentiva a criação de novos roteiros de artesanato, joalharia, cerâmica, entre outras áreas, que servirão de âncoras para conhecer outras zonas e para promover a atividade artística local.

Temos a noção que todos ficam a ganhar se existir uma convivência sadia e equilibrada entre quem chega de visita e quem cá está.

Por isso, lançamos em 27 de setembro de 2022, o “Manifesto do Turista”, um conjunto de boas práticas e de conselhos para turistas, sensibilizando-os para um comportamento consciente durante a visita, seja na movida, nos alojamentos ou nas visitas à cidade. Este é apenas um dos projetos que ilustra o nosso empenho em conciliar estas duas dimensões. Mas pretendemos ir mais longe nesta matéria e estamos a desenhar um novo projeto de interação entre os residentes e os visitantes e que passará por redirecionar equipamentos, cuja missão primária é servir a procura turística, para usufruto partilhado com a comunidade local.

RV: Qual é a importância do turismo sustentável e responsável para o desenvolvimento económico e social da cidade do Porto? E qual a relação do “Yours Truly, Porto” com este objetivo?

Diria que existe uma relação indissociável entre a prática de um turismo sustentável e responsável e o desenvolvimento económico e social da cidade. O “Pacto do Porto para o Clima” é exemplo de um documento que visa envolver todos os cidadãos e organizações da cidade no seu desígnio da descarbonização total até 2030 e que conta já com a adesão de vários agentes turísticos. Redução do consumo de energia e água, a minimização da produção de resíduos e a promoção do uso de energias renováveis, são algumas dos compromissos. 

O programa “Confiança Porto” destinado aos alojamentos turísticos é outro exemplo. Neste caso, capacitamos os agentes com formação especializada em diversas áreas e atribuímos um selo de reconhecimento aos alojamentos que evidenciem práticas sustentáveis. De igual modo o regulamento dos circuitos turísticos motorizados privilegia atualmente critérios de sustentabilidade. Recentemente, lançamos o projeto “VisitPorto Experience”, destinado ao público escolar, atualmente em itinerância pelas escolas EB 2,3 do Porto, que visa, entre outros objetivos, dar a conhecer o património cultural da cidade aos jovens estudantes e sensibilizar para a sua preservação. Estamos, igualmente, a desenvolver novos roteiros que pretendem dar a conhecer “mais Porto” e as estórias da cidade aos residentes e a contribuir para proporcionar experiências autênticas aos visitantes. 

Poderia indicar-lhe vários outros projetos em curso que respondem a esta preocupação de um futuro sustentável, de um turismo que gere benefícios socioeconómicos para a comunidade local e o fortalecimento da identidade cultural e todos eles integram o Yours Truly Porto.

RV: Se puder divulgar, quando serão apresentados os detalhes das iniciativas, como por exemplo os roteiros dos Quarteirões Turísticos, ao público?

MP: Este projeto será apresentado publicamente em março, mas outros estão em desenvolvimento e serão implementados no decurso deste ano.

RV: Há mais alguma informação que possa adiantar aos leitores da VIVA?

MP: O Porto é uma cidade de braços abertos, que sabe acolher. Não importa o motivo de visita –viver, visitar, investir e estudar –o meu compromisso com a cidade privilegiará sempre uma abordagem sustentável, que atenda às necessidades e aspirações de residentes, visitantes e investidores e contará sempre com o envolvimento e com os contributos de todos os que gostam e valorizam a cidade, para a construção de um futuro melhor.

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