CMPorto

A pandemia e o mundo digital

A pandemia e o mundo digital

Pandemia vs digital

O tempo e a falta dele. Era o grande dilema de todos nós e o culpado de todas as nossas dificuldades, certo? Quando em março foi declarada a pandemia, passamos a ter o bem mais precioso que tanto desejávamos: todo.o.tempo.do.mundo. Mas, com uma pequena condicionante: não podíamos sair de casa.

As redes sociais, os diretos e todas as partilhas passaram então a animar os nossos dias. A pandemia elevou o digital à um nível superior e todos percebemos o poder que o online pode ter.

A mudança na perceção do online

Sinto que antes da pandemia, o mundo digital era reduzido, pela maioria da população, às bloggers de beleza e conteúdos relacionados com tecnologia. E também à pesquisa de receitas, vá! Fora isso, sinto que havia (e ainda há) muita resistência e desconfiança em relação aos conteúdos e serviços digitais.

No entanto, com o lockdown, foi o digital que não só nos entreteu, mas também ajudou a mantermo-nos em forma, proporcionou inúmeras formações à distância e foi um verdadeiro portal para o mundo lá fora, temporariamente inacessível.

Os diretos diários do Bruno Nogueira, os treinos da Helena Coelho e as muitas receitas e refeições partilhadas via Instagram foram a nossa companhia durante alguns meses. E ajudaram muito, não acha?

É nas dificuldades que nascem grandes ideias!

Com esta maior abertura por parte do público, nós, os criadores de conteúdos, também sentimos que era a altura para inovar e diversificar. Da minha parte, confesso que senti um grande bloqueio nas primeiras semanas em casa…a base da minha atividade eram as formações de culinária presenciais e rapidamente percebi que não iria poder fazer o meu trabalho da mesma forma, durante muito tempo.

Depois de pequeno melt-down, lá agilizei tudo para filmar versões online dos workshops (que foi possível graças às compras de tecnologia e alimentos!). Aprender a filmar vídeos de cozinhar, editar, legendar e colocar um novo formato no site não foi nada fácil e, mais uma vez, aqui ajudou-me o online: os tutoriais passo-a-passo.

O trabalho compensou e as pessoas aderiram bem e continuam a preferir este formato! Vi a acontecer o mesmo com outros criadores de conteúdos de diversas áreas, que se reinventaram e ajustaram as suas criações à realidade vivida. Assim, é mesmo nas dificuldades que nascem grandes ideias!

Oksana Zagoruy | Dicas da Oksi

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.