PUB
Recheio 2024 Profissional

A Invicta está cada vez mais iluminada e sustentável

A Invicta está cada vez mais iluminada e sustentável

A Câmara Municipal do Porto tem vindo a implementar várias ações de requalificação energética na cidade Invicta. A mais recente foi a instalação de 66 luminárias LED na Ponte Luís I, o que irá resultar numa poupança energética na ordem dos seis mil euros.

“Os equipamentos, instalados pela Águas e Energia do Porto, vão tornar a ponte mais eficiente e diminuir a pegada ecológica, o equivalente a reduzir a emissão de CO2 em cerca de 20 toneladas/ano, ou à plantação de cerca de mil árvores”, informa o portal de notícias da autarquia.

Este novo sistema é, ainda, “dotado de automatismo de acionamento remoto e de regulação de fluxo”, o que permitirá ajustar a sua ativação de forma a poupar energia sem descurar a beleza da ponte iluminada durante a noite.

Assim, a cidade Invicta dá mais um passo rumo à neutralidade carbónica, definida para 2030, no âmbito do Pacto do Porto para o Clima.

“O conjunto de várias iniciativas que temos levado a cabo contribuem diretamente para que o Porto se afirme como uma cidade eficiente do ponto de vista energético. Estamos a trabalhar para assegurar um futuro mais sustentável e com melhor qualidade de vida para todos”, reforça Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto, segundo a mesma fonte.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A par desta medida foram, também, alvo de manutenção e requalificação energética os Fornos da antiga Fábrica de Louça de Massarelos, o Forte de São Francisco Xavier (Castelo do Queijo), a Fonte Monumental de Mouzinho da Silveira, a Praça da Batalha, o Terreiro da Sé e, mais recentemente, a Quinta de Bonjóia cujos percursos pedonais e rodoviários foram iluminados, “aumentando a segurança de quem usufrui do espaço”.

A próxima intervenção será a instalação de iluminação LED na Muralha Fernandina.

“Foi, igualmente, requalificada para tecnologia LED a iluminação em alguns espaços verdes como o Parque da Cidade, que tem um total de 410 pontos de iluminação mais eficientes, o Jardim José Roquette ou o Parque Infantil do Jardim do Conhecimento, entre outros”, acrescenta o Município do Porto.

Foto: DR / Porto.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem