PUB
Recheio 2024 Institucional

A Feira da Foda está de regresso ao Norte

A Feira da Foda está de regresso ao Norte

Depois de quatro anos suspensa, a Feira da Foda está de regresso a Monção, entre os dias 17 e 19 de março. A freguesia de Pias recebe o evento que promete “três dias imperdíveis de gastronomia com tradição, muita animação musical e convívio entre os presentes”.

Considerada a “feira mais saborosa de Portugal”, tem como destaque o tradicional prato de “Cordeiro à Moda de Monção”, conhecido como “Foda à Monção”, além dos cerca de 90 expositores com vinhos e artesanato regional. Os espaços dedicados aos amantes da agricultura, onde produtores expõem as máquinas agrícolas e trocam conhecimentos são, também, uma razão para visitar esta feira que acolhe visitantes de todo o país.

A programação conta com “muita animação popular com ranchos folclóricos, grupos de bombos, tocadores de concertina, pandereiteiros, charangas e DJ´s”, segundo a informação divulgada pelo Município de Monção.

O evento encerra no dia 19 de março, às 18h30, com a atuação do grupo “Sons do Minho”, padrinhos da Confraria da Foda.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A finalidade deste certame é “a manutenção da qualidade e a garantia da genuinidade deste prato com história e tradição”. O prato “Foda à Monção” tornou-se “uma referência na gastronomia monçanense” e foi distinguido como uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, no concurso da RTP, “7 Maravilhas à Mesa”, em 2018.

A história do peculiar nome por detrás deste prato surge dada uma “esperteza” levada a cabo pelos antigos feirantes e produtores de gado que, para vender os seus animais a um melhor preço, “punham-lhes sal na forragem, o que os obrigava a beber muita água” e parecerem mais gordos. No entanto, quando os clientes se apercebiam que haviam sido enganados, “exclamavam à boa maneira do Minho: ‘Que grande foda!’”. A expressão popularizou-se de tal forma que o prato ficou a ser conhecido por este nome.

Consulte aqui a programação completa da IV edição da Feira da Foda.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem