
“A Casa de Luanda no Porto” é o nome da exposição que a Casa do FC Porto de Luanda traz ao Museu FC Porto esta sexta-feira, 23 de agosto. Com abertura marcada para as 10h30, a mostra, patente na Sala Multiusos até ao final do mês de outubro, tem como intuito divulgar a história e cultura angolanas assim como reforçar a ligação entre Luanda e Porto.
O carácter inédito do evento sublinha as afinidades entre o clube e Angola e vinca a “marca empreendedora do povo angolano, mergulhando em mais de 500 anos de ligações históricas entre os dois territórios”. “O FC Porto em Angola, a presença angolana no clube ao longo dos tempos, a atividade da Casa do FC Porto de Luanda, os mais de 500 anos de ligações históricas entre Luanda e o Porto, a história de Angola desde as origens à atualidade, os novos valores culturais e artísticos do país, sem esquecer a força desportiva da AFA – Academia de Futebol de Angola, são os segmentos de uma mostra que também celebra 125 anos de FC Porto”, lê-se na página oficial do clube.
De referir que, em paralelo, o Museu vai continuar a desenvolver outras iniciativas como é exemplo um ciclo de conferências, a realizar nos dias 5 e 19 de setembro, onde o jornalista Júlio Magalhães e o historiador Joel Cleto vão moderar quatro conversas subordinadas a temas transversais aos conteúdos da exposição. “O Desporto e a ligação Angola/Portugal” e “Porto e Luanda, história de uma longa relação” será debatido no Auditório Fernando Sardoeira, partir das 21h00.
No mês seguinte, a 3 e 25 de outubro, no mesmo horário, o debate será feito em torno de “Relações Económicas e Investimento” e “A Música e a Literatura”.
A entrada na exposição “A Casa de Luanda no Porto” é livre.