PUB
Recheio 2024 Profissional

8 anos depois, o “Abrigo dos Pequeninos” renasce

8 anos depois, o

Oito anos depois de ter sido encerrado, a Câmara do Porto prepara-se para reabrir o antigo Abrigo dos Pequeninos. De acordo com o presidente do município, Rui Moreira, o espaço abrirá no quarto trimestre de 2023, enquanto reserva museológica do acervo municipal.

As perspectivas são boas. De acordo com o que cita o Porto Canal, Rui Moreira mostra-se otimista, considerando que “o Abrigo dos Pequeninos está previsto estar pronto no 4.º trimestre deste ano”.

O espaço, localizado nas Fontainhas, e que conta já com quase 90 anos de história, surgiu, em primeira instância, com o intuito de receber crianças carenciadas, a precisar de um lar. O Abrigo dos Pequeninos, e tal como avança Maria Aguiar (responsável pela reorganização das reservas museológicas) à Lusa, subdividir-se-á em sete salas, também elas, dividas por temas. Neste caso: pintura, têxteis, desenhos, gravuras, metais, mobiliário e uma caixa-forte, onde, de acordo com Maria Aguiar, e tal como cita o Porto Canal, serão albergadas “peças de maior valor”.

Para além disso, o Abrigo dos Pequeninos terá, também, um laboratório, uma zona dedicada ao estudo, um estúdio fotográfico, uma sala de quarentena e outra de tratamento de anoxia (falta de oxigénio).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A Câmara Municipal do Porto divulgou o concurso público para as obras do espaço em novembro de 2020, sendo que o preço base de procedimento rondava os 1,35 milhões de euros. 

O Abrigo dos Pequeninos já tem data de reabertura prevista, que incide no quarto trimestre de 2023, numa “empreitada” liderada pela Domus Social, empresa do município.

Foto: Miguel Nogueira

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem