PUB
Philips S9000

7º Festival Porta-Jazz

7º Festival Porta-Jazz
Porta-Jazz volta ao Rivoli com 11 concertos durante dois dias

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O Festival Porta-Jazz está de volta ao Teatro Rivoli, no Porto, para a sua sétima edição. Nos dias 7 e 8 de dezembro, como já é habitual, o teatro portuense vai encher e apresentar, no total, 11 concertos, que envolverão 60 músicos, dos quais 20 estrangeiros.

Desde 2010 que a associação Porta-Jazz realiza o seu festival anual e este ano não é exceção. Em 2016, a iniciativa que pretende ser uma montra para a geração emergente de artistas, compositores e interpretes, terá 11 concertos e terá, ainda, uma programação paralela.
O concerto de abertura, marcado para dia 7 às 18h no Auditório Manoel de Oliveira, está reservado ao quinteto do guitarrista Vítor Pereira, que tem dividido a sua carreira entre Portugal e o Reino Unido. Já o encerramento do festival está marcado para dia 8, às 22h30, e contará com a presença do contrabaixista e compositor sueco Torbjörn Zetterberg.
cartaz_portajazzAo longo dos dois dias de Porta-Jazz serão 20 os músicos estrangeiros a atuarem. Destacam-se as presenças do baterista norte-americano Michael Lauren, com “all stars” como Carlos Barreto, Nuno Ferreira ou Jeffrey Davis, o contrabaixista argentino Demian Cabaud, convidando o lendário Jeff Williams (bateria), Albert Bover (piano),  Gonçalo Marques (trompete) e o saxofonista Miguel Fernandez (dia 8; 18h), ou o guitarrista Mané Fernandes, reunindo ao seu trio o baixista Nick Jurd e o baterista Edward Richardson (dia 8, às 21h30).
Depois do concerto de abertura, no dia 7, pelas 19h, haverá também a apresentação do Miguel Ângelo Quarteto; às 21h30 segue-se a apresentação “Do nada e das coisas Celestes”, com José Pedro Coelho (saxofone), Eurico Costa (guitarra), Nicolas Canot (eletrónica), Sylvain Darrifourcq (bateria) e Eduardo Cunha (vídeo mapping).
Para fechar a primeira noite de Porta-Jazz haverá, às 23h30, no Café Concerto do Rivoli, uma Jam Session com Luís Macedo.
O segundo e último dia de festival começa às 16h com “O Grilo e a Longifolia”, depois pelas 17h segue-se “MAP” e, às 18h, atua Demian Cabaud, com Jeff Williams, Albert Bover, Miguel Fernandez e Gonçalo Marques.
Pelas 19h, é a vez de ‘Juzz’ se apresentar em palco. Antes da sessão de encerramento, pelas 21h30, há ainda o concerto com Mané Fernandes, Nick Jurd, Edward Richardson, José Soares e Ricardo Formoso.
torbjorn_zetterbergAlém dos concertos durante este dois dias, o festival deste ano é antecipado com iniciativas “bónus”. Assim, já esta quarta-feira (21h30) poder-se-á assistir a um concerto pelo Abe Rábade Trio, no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, um encontro de escolas, oficina e concerto de combos, no Conservatório de Música do Porto, no dia 4, a partir das 11h, e, ainda, um concerto com Mário Santos e o guitarrista francês de origem vietnamita Nguyên Le, seguido de jam session, no dia 6, no Passos Manuel, às 22h.
Ao longo de seis anos de existência, a associação Porta-Jazz já realizou mais de 500 concertos, fez 28 edições discográficas e realizou outras tantas residências artísticas e oficinas. Sempre com o intuito de promover o jazz e o levar ao público portuense.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem