PUB
Recheio 2024 Institucional

70% dos portugueses não controla “à risca” o orçamento familiar

70% dos portugueses não controla “à risca” o orçamento familiar

Através de um inquérito aplicado à população portuguesa percebeu que 27,8% dos portugueses conhece, com exactidão, o rendimento do agregado familiar e 36,6% o valor das despesas fixas mensais, como o carro, a casa, a eletricidade e os créditos. Uma percentagem significativa de inquiridos afirma ainda que sabe aproximadamente o valor de que dispõe mensalmente (62,4%). Mais de metade declara que conhece relativamente as despesas fixas mensais (55,2%). Apenas um número residual de inquiridos diz que não tem conhecimento de quanto ganha (9,2%) ou gasta por mês (7,2%).
Este inquérito tentou ainda perceber de que forma controlam os portugueses o seu orçamento mensal e constatou que a grande maioria o faz através de uma consulta regular do extrato bancário (55,8%). Por sua vez, 24,8% fá-lo através de uma tabela de controlo de gastos e 6,4% não tem por hábito fazer qualquer tipo de controlo.
Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem, aconselha a que «salário, depósitos, dividendos, rendas, pagamentos efetuados, compras, levantamentos de dinheiro e toda a atividade registada na conta bancária deve ser sempre cuidadosamente seguida». Além da análise e seguimento dos extratos bancários, pode-se também optar por um programa informático simples ou proceder a um registo manual do orçamento. Deste modo, todos os consumidores terão pleno conhecimento do estado das suas finanças e controlam melhor as suas despesas», refere salientando que a consciência dos proveitos e dos gastos é uma das cinco regras de ouro para uma boa gestão do orçamento familiar.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil