PUB
Recheio 2024 Institucional

7 expressões típicas do Porto relacionadas com comida e bebida

7 expressões típicas do Porto relacionadas com comida e bebida

Se nasceu na cidade do Porto, então há algumas expressões que certamente conhecerá e que são só nossas. Quer dizer, pelo menos nasceram cá, mas sendo a Invicta uma cidade tão globalizada, é normal que os outros também comecem a usar.

Posto isto, com base em algumas sugestões dadas pelo autor João Carlos Brito, no livro “Falar à Moda do Porto”, mostramos-lhe expressões nossas e explicamos-lhe o seu contexto.

1 – “Dar uma Chinca”

Esta expressão pode ser utilizada quando estamos com fome e queremos pedir comida a alguém. Nesse caso, é frequente perguntar-se: “posso dar uma chinca?”. Neste caso, chinca quer dizer dar uma ferradela num pedaço de comida.

2 – “Pneu”

A expressão “pneu” também tem origem na cidade do Porto e é referente a uma bebida que é bastante frequente de se tomar no verão, especialmente depois de refeições em que se comeu bastante. Esta refere-se a água gaseificada com uma rodela de limão.

3 – “Ráfia”

Quando temos vontade de comer, podemos sempre dizer que estamos com bastante fome ou com apetite. No entanto, também há quem diga que “está com uma ráfia”, sempre que se aproximam as horas das refeições.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

4 – “Estrugido”

A expressão “estrugido” é utilizada, de forma mais frequente, na cidade do Porto e no Norte do país. Efetivamente, a palavra mais comum para este cozinhado que envolve a junção de cebola com azeite é “refogado”.

5 – “Kodak de Paranhos”

Esta é um bocadinho mais específica e é provável que muitos portuenses também não conheçam a designação. No entanto, de acordo com a obra de José Carlos Brito, um “Kodak de Paranhos” é um garrafão de vinho.

Este termo terá sido batizado pelos adeptos do SC Salgueiros. Aparentemente, estes levavam garrafões nas visitas do clube a outros estádios e tinham de os deixar na camioneta.

6 – “Molete”

O termo que é usado de forma mais consensual é “pão”, no entanto é muito frequente, na cidade do Porto, que se use o termo “molete”. O termo vem da língua francesa, derivando da palavra molet, que quer dizer “fofo”.

7 – “Narsa”

Este é um dos termos que se usa quando se quer dizer que alguém bebeu mais do que devia. Ou seja, trocando isto por miúdos, quando alguém se embriagou com álcool.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz