PUB
Sogrape - Mateus Rosé

7 curiosidades sobre o Dia da Mulher

7 curiosidades sobre o Dia da Mulher

As Mulheres merecem todo o respeito e admiração, ao longo dos 365 ou 366 dias do ano. Contudo, há datas que são especiais, como este 8 de março, que celebra o Dia da Mulher. 

Sendo assim, a VIVA! não podia deixar de se juntar às celebrações deste dia tão importante e temos várias curiosidades para lhe oferecer, relacionadas com a história deste dia emblemático. Vamos a isso!

1- Porquê o dia 8 de março?

Em 1857, operárias têxteis de Nova Iorque, nos Estados Unidos, organizaram uma greve histórica contra as péssimas condições de trabalho e os baixos salários. A manifestação foi duramente reprimida, mas marcou o início de um movimento que se espalharia pelo mundo. A greve aconteceu, pois claro, no dia 8 de março.

2- A criação da data comemorativa

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, na Dinamarca, Clara Zetkin propôs a criação de um dia para celebrar as conquistas femininas e reivindicar igualdade de direitos. A data escolhida foi 8 de março, em homenagem às greves 

3- O reconhecimento da ONU

Ao longo dos anos, o Dia Internacional da Mulher tornou-se num marco na luta por igualdade de género. Em 1975, a data foi oficializada pela ONU como Dia Internacional da Mulher.

4- Temas diferentes todos os anos

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Como manda a tradição, o Dia da Mulher tem, todos os anos, um tema diferente, relacionado com a atualidade. Na edição mais recente, no ano de 2023, o tema foi “Por um Mundo Digital Mais Inclusivo”.

5- A relação entre a Mulher e o roxo

A cor roxa, um dos grandes símbolos do Dia da Mulher, representa a luta pela igualdade e justiça social. Originou-se do movimento sufragista, onde simbolizava a fidelidade, a constância e a pureza da causa.

6- A primeira Mulher do mundo a votar

Em 1893, a neozelandesa Kate Sheppard foi a primeira mulher no mundo a ter o direito de votar em eleições parlamentares.

7- Uma data celebrada por todo o Mundo

Esta data é celebrada, não só em Portugal como no resto do planeta. Sabia que, à data, o Dia Internacional da Mulher é celebrado em mais de 100 países por todo o mundo?

Estas são só algumas curiosidades acerca de um dia que serve de lembrete para a importância do papel da Mulher na sociedade.

Fotografia: pexels

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem