PUB
Recheio 2024 Institucional

6.ª Rota das Tapas Estrella Damm

6.ª Rota das Tapas Estrella Damm
De ‘tapa em tapa’ pela zona histórica do Porto

São pequenos petiscos, de fácil preparação, que prometem surpreender pelos sabores que escondem e pela forma como são apresentados ao público. A 6.ª edição da Rota das Tapas Estrella Damm – dedicada às conservas nacionais – já começou, envolvendo 29 estabelecimentos da Baixa portuense. Até o tempo ameno parece estar a favor desta aventura gastronómica.

É um percurso criado a pensar nos adeptos da peculiar arte de… tapear. A Rota das Tapas Estrella Damm está de regresso ao Porto para desafiar os amantes dos petiscos e da tradição cervejeira a partirem à descoberta da cidade à boleia do paladar.

O convite é simples: basta reunir um grupo de amigos, consultar o mapa da iniciativa – para criar um roteiro adequado aos gostos de cada um – e ver as surpresas preparadas pelos chefes dos 29 restaurantes que decidiram juntar-se ao evento gastronómico.

tapas2Depois das últimas homenagens aos “sabores de outono” e aos “sabores da terra e do mar”, a organização encontrou nas típicas conservas nacionais o mote para esta 6.ª edição, que termina a 1 de novembro. Assim, entre a Baixa e a zona da Ribeira, há opções para todos os gostos: o cheesecake de bacalhau da Casa do Carmo; os mexilhões em caril e leite de coco do Canelas de Coelho; os espargos verdes com salmão fumado da Trásca – Taberna Social; a alheira escangalhada com grelos da Tasquinha dos Sabores e o mini-hamburguer de cavala e sardinha do Porta’O Lado.

No fundo, mostrar que, “de facto, é possível surpreender os consumidores com tapas feitas com ingredientes em conserva” é o desafio assumido pelos organizadores da Rota, patrocinada pela marca de cerveja catalã Estrella Damm. Pelo preço fixo de três euros, os cidadãos poderão pôr a conversa em dia enquanto desfrutam, relaxadamente, de uma cerveja, acompanhada por uma tapa. “Conservas de sardinha, lula, polvo, vieiras, mexilhão, cavala, atum, petinga, anchova, bacalhau, salmão, entre outras, combinadas com ervas aromáticas e outros condimentos” serão, assim, as grandes protagonistas das iguarias.

Tapear, passear pelo Porto ou voar até Barcelona

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Este ano, há uma novidade: os interessados poderão dar um passeio pela cidade – mais concretamente entre o Rivoli e o Palácio da Bolsa – a bordo de um autocarro turístico exclusivo do evento. Para isso, basta juntarem quatro carimbos fornecidos pelos restaurantes aderentes e colocá-los no mapa disponibilizado. O percurso realiza-se apenas às sextas e sábados das 18h30 às 00h30 e, depois, aos domingos das 16h00 às 20h00.

tapas3Ao percorrerem a Rota das Tapas, os participantes poderão ainda habilitar-se a ganhar uma viagem (para duas pessoas) a Barcelona (cidade na qual os roteiros dedicados às tapas são já uma tradição), com direito a jantar num restaurante gourmet. Para entrarem ‘na corrida’, terão apenas de preencher o ‘passaporte’ destacável do mapa com três carimbos de diferentes estabelecimentos e deixá-lo na tômbola de um dos restaurantes incluídos no percurso. Depois, há que tirar uma fotografia sugestiva para o Instragam ou para o site da Zomato, com a hashtag #rotadastapas. O upload da foto também pode ser feito na página de Facebook da Estrella Damm.

Como não poderia deixar de ser, há ainda um desafio destinado aos restaurantes aderentes, que resultará na escolha das duas melhores tapas da rota. Uma delas será eleita pelos consumidores (através do referido passaporte de participação) e a outra por um júri formado por elementos da Estrella Damm e da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

De recordar que o evento chegou a Portugal (às cidades do Porto e de Lisboa) em 2013, com duas edições anuais. Mostrar ao público o divertido conceito de tapear, entre amigos, à semelhança do que acontece em Espanha diariamente, é a grande meta da iniciativa. “É este espírito cosmopolita de partilha e descoberta de novos sabores que permitirá aos consumidores viverem a cidade através da sua gastronomia”, sublinharam os responsáveis da organização, convidando turistas e locais a partirem à descoberta das propostas gastronómicas portuenses.

Texto: Mariana Albuquerque    |    Fotos: Estrella Damm

rotadetapas2015_mapa_porto-11

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem