PUB
Recheio 2024 Institucional

60 obras concluídas e mais de 24 milhões de euros investidos. Assim foi 2023 para a Go Porto

60 obras concluídas e mais de 24 milhões de euros investidos. Assim foi 2023 para a Go Porto

Em 2023, a empresa municipal GO Porto concluiu 60 empreitadas resultantes de um investimento total de 24,3 milhões de euros. Em curso estão 25 obras e 110 projetos, de arruamentos a grandes obras, que visam reabilitar e “fazer crescer” a cidade Invicta.

“Com um total de 135 intervenções em mãos, das quais 25 em curso e outras 110 em fase de execução de projeto, a área de atuação da GO Porto pela cidade é mais abrangente de sempre”, lê-se no portal de notícias da autarquia.

Tendo principal foco nas zonas de Ramalde, Campanhã, Bonfim, Massarelos, Cedofeita e Paranhos, os trabalhos de requalificação “cobrem geograficamente toda a cidade do Porto”, abrangendo reabilitação de escolas, centros de saúde e edifícios culturais ou até mesmo as “construções de raiz de equipamentos desportivos”.

Das 60 empreitadas concluídas em 2023, destaca-se a emblemática Escola Secundária Alexandre Herculano que, “após mais de um ano de intervenção profunda e modernização das infraestruturas”, “abriu portas ao mesmo tempo da também renovada Escola Básica do Falcão”.

Já dentro das 64 que deram início, é realçada a construção do futuro “pulmão verde” de Campanhã. O Parque da Alameda de Cartes resulta de um investimento municipal de cerca de 2,2 milhões de euros e terá 40 mil metros quadrados, dando uma nova vida àquela área da cidade.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Outro grande destaque é o programa Rua Direita, iniciado em 2018, que incide na manutenção das ruas do Porto. Em 2023, integrada na iniciativa, foi possível “concluir uma das saídas da Rotunda do Bessa que estava por abrir”, com a construção da nova ligação entre a Rua Frederico Ozanam e a Avenida Sidónio Pais.

De referir, ainda, a reconversão do antigo Matadouro Industrial do Porto. A intervenção, que resulta de um investimento privado na ordem dos 40 milhões de euros, visa a transformação integral do complexo, “mantendo a sua memória histórica e natureza arquitetónica”.

Para 2024, a GO Porto conta com um orçamento municipal de 42,9 milhões de euros tendo como projetos destaque a requalificação da Biblioteca Pública Municipal do Porto, o novo Campo Municipal em Campanhã e a requalificação do consagrado jardim da Praça da República.

Foto: CM Porto

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile