Ora bem, não é preciso ser propriamente um génio para entender que, por ser verão, está mais calor, logo as pessoas têm mais tendência para comer gelados. É, até, bastante lógico. Afinal de contas, quem é que não gosta de dar uma boa dentada num refrescante Calippo ou até de comer aqueles geladinhos artesanais, nas barraquinhas à beira da praia, em que dá para fazer inúmeras combinações?
Uns gostam mais de sabor a morango, outros preferem baunilha, outros optam pelo chocolate. Dos vários sabores que existem, a verdade é que quase todos gostamos de um bom geladinho, o problema é que faz mal à saúde. Até aí, tudo bem, mas vejamos as coisas pelo copo meio-cheio: não fará bem, ao mesmo tempo?
Pode estranhar a resposta, mas sim! Os gelados podem, efetivamente, fazer muito bem à saúde. Assim sendo, conheça vários motivos pelos quais este pode ser um alimento bastante benéfico!
Fertilidade
Surpreendentemente, comer um gelado pode fazer bem à… fertilidade. Sim, leu bem! De acordo com um estudo feito pela famosa e conceituada Universidade de Harvard, os gelados têm a capacidade de aumentar a possibilidade das mulheres efetuarem o seu processo de ovulação. O estudo acrescenta, ainda, que o consumo, duas vezes por semana, de alimentos com composição semelhante à de um gelado, pode reduzir 38% as suas chances de ter problemas nos ovários.
Dores de garganta
Desde pequenos que ouvimos que, quando temos dores de garganta, bebidas frias são o pior que podemos ingerir. Não que essa conceção seja 100% errada, mas é preciso entender a origem da dor de garganta. Quando esta advém de uma causa infecciosa, como uma gripe, por exemplo, de facto, não é recomendável comer um gelado. No entanto, para aqueles que sofrem de problemas de alergias, durante todo o ano, eis uma boa notícia: comer gelado pode fazer bem. Da mesma forma que colocamos gelo, quando nos arranhamos, comer um gelado pode aliviar a dor de garganta, em casos de alergia.
Pós-Operatório
Mais uma vez, pode parecer um bocadinho estranho, mas é verdade: o gelado pode fazer bem em situações de pós-operatório. Como referido no ponto anterior, tem propriedades analgésicas, ou seja, alivia a dor momentaneamente, sendo que também tem a capacidade de prevenir hemorragias.
Nesse sentido, a ingestão de gelados pode ser bastante benéfica, chegando, até, a ser recomendada, em alguns processos de tratamento. Sabia que, da mesma forma que se aconselha Coca-Cola, para quem tem diarreias, existe quem utilize os gelados como forma complementar de tratamentos de quimioterapia? Adequam-se, também, a cirurgias em que se faz a remoção das amígdalas, refluxo gastroesofágico, ortodônticas, entre outras.
Cálcio
Esta aqui é um bocadinho mais lógica e menos “estranha”, na medida em que, se formos pensar bem, muitos gelados são compostos por leite. Nesse sentido, o que é que o leite tem de tão benéfico que faz com que “convidemos” os mais pequenos a bebê-lo com regularidade? Pois, claro: cálcio! O cálcio promove uma boa saúde óssea, torna os seus dentes mais fortes e luta contra aquela que é a maior causa de morte no mundo: os acidentes cardiovasculares.
Fósforo
É outro nutriente que se encontra presente nos gelados e que é fundamental, principalmente para a nossa “massa cinzenta”, ou seja, o cérebro. Assim sendo, se estiver a trabalhar e sentir que está a ficar com a cabeça cansada, faça um pequeno intervalo e vá comer um geladinho! Possivelmente, e por mais esquisito que pareço, os seus índices de produtividade podem subir.
Bem-Estar
Sabe aquela sensação de se sentir satisfeito? Contente? Parece algo natural, mas é tudo químico, acredite! Essa alegria, geralmente, tem um nome: serotonina. Trata-se de uma hormona que gera bem-estar no corpo e está associado, normalmente, a coisas que nos dão prazer, como comer um gelado, por exemplo. Para além disso, os gelados possuem triptofano, que é um aminoácido que faz com que fique mais calmo e que diminua os seus níveis de ansiedade e stress.
Assim sendo, quando o assunto é comer gelados, deve imperar o bom senso. Naturalmente que o excesso de açúcar pode fazer mal, pelo que comer vários gelados, diariamente, pode não ser muito aconselhável. No entanto, em pequenas quantidades e de forma relativamente espaçada, porque não? Vistas bem as coisas, até pode fazer bem à saúde.