PUB
Recheio 2024 Profissional

6 plantas para diminuir o stress

6 plantas para diminuir o stress

Se há alturas em que se sente mais nervoso e agitado, saiba que há plantas que o podem ajudar a reduzir o stress.

Muitas plantas são conhecidas pelos seus efeitos medicinais. Outras, pelo seu efeito purificador do ar. E há algumas que nos ajudam a melhorar o nosso humor e também a reduzir o stress.

O Ekonomista elaborou uma lista de plantas, “ervas conhecidas de todos nós, mas que, por vezes, não sabemos usar da forma mais indicada”, para que consigam “aliviar as tensões do quotidiano e proporcionar momentos de puro relaxamento e tranquilidade”. Tome nota e tenha dias mais calmos pela frente…

Alho

O alho é uma erva com um toque picante que tem sido muito estudada, por todos os seus usos que se estendem para lá da culinária. Além de operar um papel importante nas doenças cardiovasculares e cancro, graças ao seu poder antibacteriano e antioxidante, o alho é ainda um relaxante, ótimo para aliviar todas as tensões acumuladas.

Para tal, esmague 3 dentes de alho e deixe-os de molho em 250 ml de água durante 6 horas. Tome 3 chávenas deste preparado diariamente e fique mais tranquilo.

Camomila

Certamente que, quando está mais nervoso, já alguém o aconselhou a beber um chá de camomila. Efetivamente, esta erva tem esta capacidade, associada a outras, presentes nas substâncias químicas ativas nas suas flores e folhas.

Um chá desta planta é, ainda, ótimo para desconfortos estomacais, por exemplo provocados pelo stress. Coloque 20g de camomila num litro de água e beba 5 chávenas por dia deste chá.

Alfazema

Os óleos essenciais de alfazema, muito comuns em perfumes, sabonetes e sachês, ajudam no processo digestivo, reduzem a ansiedade e combatem a insónia. Além disso, estes óleos contêm ainda uma substância – o álcool perílico – que pode vir a ser usado no tratamento de alguns tipos de cancro.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Valeriana

A valeriana também já começa a ser conhecida pelas suas propriedades medicinais e pelos benefícios que pode trazer ao corpo humano. Ela atua como um calmante natural contra a ansiedade, depressão, stress e insónia.

Só precisa pôr a valeriana desidratada num saquinho de gaze e amarrá-lo sob a torneira enquanto a banheira enche. Depois, tome um bom banho e verá como a água quente, associada ao aroma libertado pela erva, lhe dará uma sensação única de relaxamento.

Hortelã

A hortelã é conhecida por ser uma das melhores ervas para tratar problemas digestivos e dor intestinal. Os seus óleos, nomeadamente o mentol e a mentona, relaxam os músculos lisos e são ainda um poderoso descongestionante.

Além disso, o mentol possui ainda propriedades analgésicas, sendo ótimo para aliviar as dores e relaxar os músculos.

Alecrim

Esta planta é conhecida como erva da alegria, isto porque os óleos essenciais do alecrim favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. Também por esta razão, é muito usado como aromatizante de ambientes, pois tem um odor agradável e dispõe bem.

Coloque 2 gotas de óleo de alecrim num pano e inspire o aroma libertado. Pode ainda acrescentar 2 gotas deste óleo à água do seu banho e tire partido de todos os seus benefícios.

Ekonomista

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem