Costuma-se dizer que gostos não se discutem, mas a verdade é que são raras as pessoas que não apreciam um bom filme ou uma boa série. Seja uma comédia, um drama, ou até mesmo um filme de ação, o que não faltam são estilos capazes de encaixar nos gostos do público, que por vezes, e cada vez mais, se tornam de crescente exigência.
Tal acontece, na medida em que a indústria cinematográfica tem evoluído a olhos vistos. Assim sendo, ao oferecer conteúdos de máxima qualidade, a tendência é caprichar, também, nos locais onde os filmes ou séries são gravados. Posto isto, a pergunta que se coloca é: haverá algum país com a beleza de Portugal?
A resposta é subjetiva, naturalmente, até porque somos suspeitos para falar. No entanto, a verdade é que alguns dos filmes e séries mais emblemáticos, no mundo, foram gravados em Portugal.
Velocidade Furiosa
Não seria propriamente arriscado dizer que a maioria do público já viu ou, pelo menos, “espreitou” alguns minutos de um filme da Velocidade Furiosa. Trata-se de uma saga de filmes, que começou em 2001 e que continua até aos dias de hoje, a que se associa, principalmente, os nomes de Vin Diesel e Paul Walker.
E se lhe disséssemos que parte das gravações do 10.º filme da Velocidade Furiosa, que foi visto por milhões de pessoas espalhadas por todo o planeta, aconteceram em Portugal?
Uma das cenas mais emblemáticas do filme, que fez parte do desenlace da história, aconteceu no Túnel de Castro Daire, na A24. Aparece, também, a Barragem do Cabril, no concelho da Sertã.
La Casa de Papel
Trata-se de uma das séries mais conhecidas por todo o Mundo, que mitificou a história de El Profesor, Tóquio e companhia, no maior assalto da história, à Casa da Moeda, em Espanha.
Foi uma série que captou a atenção de milhões de pessoas por todos os cantos do planeta e que, mais uma vez, não aconteceu sem mencionar Portugal. Em primeiro lugar, devido ao nome de uma das personagens principais: a amada do El Profesor, a inspetora Raquel Murillo, que acabaria por mudar de identidade e passar a ser “Lisboa”, nome pelo qual era conhecida no grupo.
Para além disso, as gravações da série passaram por zonas emblemáticas da capital portuguesa, como a Rua da Bica, o Bairro Alto, a Ponte 25 de Abril, ou o Jardim da Quinta da Arealva.
007: Ao Serviço de Sua Majestade
Bond. James Bond. Geralmente, era assim que o protagonista das histórias do 007 se apresentava, sendo que numa das várias vezes em que o fez, o solo que pisava era português.
É um dos filmes mais antigos da saga 007 e foi filmado no ano de 1969, essencialmente no sul do país. Uma das grandes cenas do filme é a parte em que Bond e Tracy seguem de carro pela Serra da Arrábida, em Setúbal, prestes a ir de lua de mel. É também possível ver, no filme, que o set de gravações andou pelo Casino Estoril ou até mesmo pela Cidadela de Cascais.
House of the Dragon
Parece uma referência ao Estádio do Dragão, mas garantimos-lhe que não, é mesmo o nome da série. Estreou, em 2022, na HBO, grande plataforma de streaming internacional, sendo que parte das filmagens aconteceram em Monsanto, no município de Idanha-a-Nova (Castelo Branco).
Tem sido uma série de bastante sucesso, por todo o mundo, sendo que o Castelo de Monsanto assume, efetivamente, um papel preponderante na história, sendo um dos cenários mais proeminentes de “House of the Dragon”.
De acordo com Ryan Condal, argumentista da série, “há muito de Portugal por ver em televisão. É um país lindo e ótimo para filmagens” (via Magazine HD).
O Divã de Estaline
“O Divã de Estaline” é um filme francês lançado em 2016, cujo título original é “Le divan de Staline”. O filme é uma comédia dramática dirigida por Fanny Ardant, uma conhecida atriz e diretora francesa. A trama é baseada no romance homónimo escrito por Jean-Daniel Baltassat.
A obra em questão é bastante conhecida em todo o mundo, sendo que parte das gravações passaram-se em terras portuguesas, mais concretamente nos jardins do Palace Hotel do Bussaco, no Luso.
The Dancer Upstairs
Se achava que o Porto ia ficar esquecido, está muito enganado. No entanto, como qualquer tripeiro de gema, somos bons “anfitriões” e gente que recebe bem, pelo que preferimos deixar a Invicta para o fim.
Já ouviu falar em The Dancer Upstairs? Trata-se de um filme dirigido por John Malkovich, que gira em torno de Agustín Rejas, interpretado por Javier Bardem, um polícia nomeado para investigar atos de terrorismo atribuídos a um grupo rebelde conhecido como “O Dançarino”. Enquanto Rejas busca o líder misterioso do grupo, envolve-se romanticamente com uma professora de ballet chamada Yolanda, interpretada por Laura Morante.
O filme foi maioritariamente gravado no Porto e chegou a ser premiado, inclusive, pelo Festival de Veneza, um dos maiores eventos cinematográficos do mundo.
Estas são só algumas das principais séries ou filmes, que são conhecidas por todo o mundo e que escolheram Portugal como destino de eleição para gravar.
Fotografia de capa: House Of The Dragon / HBO