PUB
Junta da Galiza

6 dos 10 cursos universitários com média mais alta são no Porto: saiba quais

6 dos 10 cursos universitários com média mais alta são no Porto: saiba quais

Cerca de 7.700 novos alunos conseguiram garantir vaga na Universidade e no Politécnico do Porto para o próximo ano letivo. Os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2024/2025 foram divulgados.

De acordo com a Câmara do Porto, um dos grandes destaques vai para a Universidade do Porto (UP) por apresentar a maior média de entrada em todo o país, além de ocupar seis posições entre os dez cursos mais procurados e 14 no “top 25”.

Importa realçar, ainda, que a instituição também lidera na percentagem de candidatos que a escolheram como primeira opção.

A recém-criada licenciatura em Engenharia Aeroespacial, oferecida pela Faculdade de Engenharia da U.Porto, registou a média de entrada mais alta do país, com 19,45 valores.

Outros cursos da Universidade do Porto que se destacaram entre os dez com maiores médias incluem as licenciaturas em Inteligência Artificial e Ciência de Dados (18,75) e Engenharia e Gestão Industrial (18,63), assim como os mestrados integrados em Arquitetura (18,6) e Medicina, tanto no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (18,55) quanto na Faculdade de Medicina (18,48).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Conforme os dados do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, mais de oito mil candidatos escolheram a Universidade do Porto como a sua primeira opção.

A Escola Superior de Enfermagem também chamou a atenção ao preencher todas as 257 vagas oferecidas. No entanto, ainda restaram algumas vagas por preencher na Universidade do Porto, nas áreas de Química, Engenharia Geoespacial, Física e Engenharia Agronómica.

No Politécnico do Porto, os cursos de Tecnologia para a Educação, Engenharia Geotécnica e Geoambiental, Saúde Digital e Gestão das Atividades Turísticas ainda têm lugares disponíveis para a segunda fase do concurso, que termina em 4 de setembro.

Em todo o país, 49.963 estudantes foram colocados na primeira fase do concurso, o que corresponde a uma taxa de colocação de 85,7%, um aumento de dois pontos percentuais em relação ao ano anterior, segundo o ministério.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil