PUB
CMPorto

6 curiosidades que, provavelmente, não sabia sobre a cidade do Porto

6 curiosidades que, provavelmente, não sabia sobre a cidade do Porto

Há qualquer coisa no Porto, nas suas ruas e, principalmente, nas suas gentes, que nos faz sentir uma certa familiaridade com a cidade, que pode levar-nos a pensar que, se calhar, já conhecemos tudo o que a Invicta tem para nos contar.

Ora bem, se calhar a diferença está no “quase”. No máximo, sabemos “quase tudo” sobre o Porto, não “tudo”, em princípio. Há sempre curiosidades e acontecimentos históricos que nos escapam, que são uma espécie de bombons de conhecimento: não sabíamos que precisávamos, mas caem sempre bem.

Assim sendo, ficam 6 grandes curiosidades sobre a cidade Invicta que, possivelmente, não sabia!

Parque da Cidade

Se é do Porto, a probabilidade de já ter ido ao Parque da Cidade é bastante alta. No entanto, sabia que, quando entra no Parque está a entrar, simultaneamente, num “pedaço” de história? O Parque da Cidade é o único na Europa que tem uma frente marítima.

Foto: Agenda Cultural do Porto

Zara

Hoje em dia, a Zara é uma das marcas mais conhecidas no mundo, com lojas espalhadas por vários países, em vários continentes. Foi criada em Espanha, no ano de 1975. A propósito, sabe qual foi a primeira loja que a Zara abriu fora de Espanha? Exatamente! Foi no Porto, no ano de 1988, mais concretamente na Rua de Santa Catarina. Hoje em dia, existem mais de 2.000 lojas espalhadas pelo globo.

Foto: Dinheiro Vivo

Porto + Gaia = Portugal

É uma conta pouco intuitiva de se fazer de cabeça, mas pode confiar: o resultado está certo. Sabia que o nome do nosso país, Portugal, resulta, historicamente, de uma junção entre os nomes “Porto” e “Gaia”? Antigamente, para nos referirmos a terras gaienses, falava-se em cale, assim, juntando-se o Porto à Cale, o nome culminou em Portucale, agora designado por Portugal. 

Foto: Caminhos de Portugal

Ponte Luiz I

Hoje em dia, e principalmente para os turistas, é praticamente impensável visitar o Porto sem passar pela Ponte Luiz I. No entanto, sabia que, este que é um dos grandes ícones da Invicta, teve para ser destruído nos princípios do século XX? 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Esteve para acontecer, na medida em que, desde cedo, a estrutura começou a mostrar sinais de desgaste e corrosão derivados do tempo e do facto de por lá passar o elétrico. No entanto, face a essa possibilidade, o Engenheiro Edgar Cardoso conseguiu encontrar uma solução, que consistia na colocação de chapas metálicas, da cor da ponte, que tivessem uma pequena dobra, o que fazia com que se pudesse evitar a corrosão.

Foto: JPN

Bacalhau à Gomes de Sá

Provavelmente, se for a qualquer café, tasco ou restaurante, irá encontrar na ementa várias opções de bacalhau. Uma das mais famosas receitas de bacalhau, não só no Porto como no resto do país, é o Bacalhau à Gomes de Sá. Contudo, a questão que se coloca é: quem é esse tal “Gomes de Sá”?

Ao que consta, a receita homenageia José Luís Gomes de Sá Júnior, que era um comerciante de bacalhau na Ribeira, que, por acaso, gostava de cozinhar. Um dia, numa aventura culinária, decidiu experimentar o bacalhau com batata cozida, ovo, salsa, cebola e azeitonas, que resultou num prato extremamente apelativo ao palato, que ainda hoje é icónico na gastronomia nacional.

Depois de provar a receita e constatar o seu potencial, o tal Gomes de Sá vendou-a a um restaurante, que perpetuou o prato, que hoje em dia é do Porto e de todo o país.

Foto: Pingo Doce

São João

Quando se fala nas palavras “Porto” e “Santos”, há um nome que salta à cabeça. João, precisamente, não fosse a noite de São João a mais longa do ano, na Invicta. Como sabemos, trata-se de uma festa que, todos os anos, atrai milhares e milhares de pessoas à cidade, mas espante-se: o São João não é o padroeiro do Porto!

Antes pelo contrário, é a Nossa Senhora da Vandoma, que se celebra no dia 11 de outubro.

Foto: Exame
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3