PUB
Recheio 2024 Institucional

5 tradições portuguesas que são Património Imaterial da Humanidade

5 tradições portuguesas que são Património Imaterial da Humanidade

Já parou para pensar no quão espantoso é o facto de um país tão pequeno como Portugal ser tão rico, culturalmente? Não só no Porto, como no resto do país, há tradições portuguesas que são Património Imaterial da Humanidade.

Posto isto, fazemos-lhe o convite de embarcar connosco nesta curta mas enriquecedora viagem pelo nosso país, onde o que não falta são motivos de interesse. Afinal de contas, somos pequenos só em termos de dimensão geográfica.

1- Festa dos Tabuleiros (Tomar)

Esta celebração remonta ao século XIX e acontece, de quatro em quatro anos, no mês de julho, durante 10 dias. 

De acordo com o Município de Tomar, “a transmissão desta manifestação é intergeracional e efetua-se através da oralidade, observação e prática, com destaque para a participação feminina na qualidade de portadora do Tabuleiro, envolvendo todos os elementos da comunidade e fortalecendo os laços de pertença e de construção identitária”. 

YouTube player

2- Fado

O Fado é, por excelência, o estilo de música que mais representa Portugal. Ainda que se associe muito o fado a Lisboa, sabia que o Porto é um local muito importante na disseminação deste estilo musical?

Tal como a VIVA chegou a noticiar, após uma entrevista com a “Casa da Mariquinhas”, o representante da casa de fados referiu que “o Porto tem mais de 100 anos de tradição de fados. O primeiro disco de fados gravado em Portugal foi gravado no Porto, em 1904”.

O Fado já é Património Cultural Imaterial da Humanidade há cerca de 13 anos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

3- Dieta Mediterrânica

Sabia que a Dieta Mediterrânica é Património Imaterial da Humanidade? Nesta candidatura conjunta, Portugal é um dos 7 países onde esta dieta predomina.

A Dieta Mediterrânica não é um simples regime alimentar, mas sim um estilo de vida completo, com raízes nas culturas alimentares tradicionais dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo. Nesta dieta, um dos elementos principais é o azeite, assim como as frutas, os legumes, os grãos integrais e o peixe.

4- Cante Alentejano

Voltando a dar um saltinho à música, haverá quem não aprecie um bom cante alentejano? Trata-se de um estilo inconfundível, recheado de “portugalidade” e que também é Património Imaterial da Humanidade desde 2014.

As canções são interpretadas, geralmente, em grandes grupos de cantores, e são um forte traço de identidade da região do Alentejo, assim como do país, de uma forma geral. 

5- Carnaval de Podence

Quem achava que o Carnaval só é tradição no Rio de Janeiro ou em Veneza estava enganado! Sabia que o Carnaval de Podence é Património Imaterial da Humanidade, também?

Trata-se de uma festa colorida, em Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, onde os Caretos são protagonistas. Estas personagens mascaram-se “com fatos com franjas de lã colorida, máscaras de lata ou couro e chocalhos à cintura, saem pelas ruas em saltos e correrias”, tal como refere a Portugal Actual.

Terminando da mesma forma que se começou, é verdadeiramente impressionante a riqueza inerente ao nosso país, que de Norte a Sul encanta todos os que por cá passam.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem