PUB
CMPorto

5 piscinas ao ar livre no Norte que tem (mesmo!) de visitar

5 piscinas ao ar livre no Norte que tem (mesmo!) de visitar

Ser ou não ser? Leite antes ou depois dos cereais? Messi ou Ronaldo? No fundo, estes são só alguns dos vários dilemas que a vida nos levanta. Não que a dúvida existencial de Shakespeare não seja importante, mas neste momento há uma questão que assume maior relevo, até porque estamos em agosto. Posto isto: praia ou piscina? Eis a questão.

Viver no Porto e arredores é saber que, por vezes, acontecem as típicas “nortadas”, como quem diz, manhãs e tardes em que a água do mar está muito fria e o vento é demasiado cortante, para fazer uma boa permanência na praia. Assim, ir para a piscina é sempre uma boa ideia.

É verão e quer refrescar-se na mesma, no entanto está cansado da azáfama de ir para a praia? Provavelmente, temos aqui a solução. Conheça 5 piscinas incríveis, no Norte, onde poderá dar um bom mergulho e passar um dia de verão espetacular.

Piscina das Marés

Nada como começar com uma das piscinas mais emblemáticas da zona Norte do país, e mais especificamente, do Porto. A Piscina das Marés, em Leça da Palmeira, é uma obra arquitetónica projetada pelo arquiteto Siza Vieira. 

A Piscina das Marés é um exemplo notável de integração entre a arquitetura e o ambiente natural. No fundo, trata-se de uma série de piscinas interligadas que se enchem com água do mar durante a maré alta. A estrutura foi construída em 1966 e é composta por diferentes piscinas, canais e plataformas de betão armado, incorporando o design característico de Siza Vieira, que valoriza a simplicidade, a geometria e a relação com o entorno.

A piscina foi projetada para criar uma ligação harmoniosa entre a água do mar e as instalações, sendo um local seguro para nadar e desfrutar da paisagem marítima, ainda que se trate de uma piscina.

Foto: Matosinhos Sport

Piscina da Granja

A Piscina da Granja, também conhecida como Piscina das Marés da Granja, é uma piscina pública localizada na Praia da Granja, que fica perto da cidade de Vila Nova de Gaia. 

Semelhante à Piscina das Marés em Leça da Palmeira, a Piscina da Granja também aproveita as marés do Atlântico para encher e esvaziar as piscinas. Trata-se, assim, de uma piscina natural, onde se pode sentir o cheiro a iodo, sem o medo das correntes marítimas. É, então, uma experiência única, onde os nadadores podem desfrutar de águas salgadas e vistas do oceano enquanto permanecem protegidos numa área mais controlada.

Além das piscinas, a área ao redor da Piscina da Granja é cercada por rochas e um ambiente natural. Se lhe der a fome, não se preocupe, dentro do espaço existe um bar e um restaurante.

Foto: Fábio Poço / GI (via Evasões)

Piscina da Quinta da Conceição

Para além da Piscina das Marés, Leça da Palmeira tem ainda uma das mais emblemáticas piscinas da zona Norte do país: a piscina da Quinta da Conceição.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Trata-se, mais uma vez, de um projeto com a chancela do arquiteto Siza Vieira, que foi elaborado mais ou menos ao mesmo tempo que a Piscina das Marés, nos anos 60. Destaca-se, por exemplo, que o espaço venceu um Prémio Pritzker, que é uma distinção relativa a trabalhos que se distinguem pela sua riqueza arquitetónica.

Se gostar de ambientes sem muitas pessoas à volta, provavelmente a piscina da Quinta da Conceição será o local ideal para si, no sentido em que é um espaço bastante tranquilo, onde pode passar uma tarde super relaxante, sozinho, em família, ou com amigos.

Ao contrário de muitos locais, em que as crianças ou não pagam ou pagam menos, na Piscina da Quinta da Conceição, por ser um lugar onde se procura fugir da azáfama das idades mais jovens, as crianças até aos 13 anos pagam cerca do dobro dos adultos, para quem o preço é bem mais convidativo.

Foto: CM Matosinhos

Piscina Verde

É uma das piscinas mais recentes no Grande Porto, sendo que pode albergar até 400 utilizadores, na piscina. A Piscina Verde, localizada em Paredes, surgiu em 2021 e apresenta oito pistas para nadar, um tanque infantil, um bar para refeições ligeiras, assim como balneários masculinos e femininos.

Tal como o próprio nome do espaço sugere, a Piscina Verde fica numa zona com bastante arvoredo, em que existe um amplo espaço para os banhistas, à volta, nas imediações repletas de relva, estenderem uma toalha. Como se isso não bastasse, ainda têm à sua disposição espreguiçadeiras, guarda-sóis, cadeiras para pessoas com mobilidade condicionada, assim como nadador salvador.

Foto: CM Paredes

Piscinas da Quinta da Gruta

Com um nome bastante sugestivo que parece que saiu de um livro do Harry Potter, não pode perder a oportunidade de visitar as Piscinas da Quinta da Gruta, na Maia.

Ao todo, contém dois tanques de água exclusivos para dar umas braçadas e mergulhar nas águas da piscina, assim como um outro mini-tanque, para os mais novos também se poderem refrescar e passar um dia “à maneira”.

O local é perfeito para famílias, no sentido em que concentra os interesses de um lote de idades bastante alargado. Assim sendo, se tiver filhos ou netos, ainda com pouca idade, acredite: as Piscinas da Quinta da Gruta serão o local ideal para dar um bom passeio de verão, em família.

Ah, e fica outra informação relevante, principalmente para aqueles que gostam de fazer desporto! Em jeito de complemento ao Complexo de Piscinas, o espaço apresenta, ainda, dois courts de ténis, onde terá a possibilidade de sair um bocadinho da toalha e esticar as pernas, numa boa “partidinha” de ténis. Depois, para acabar em beleza, nada como ir à água outra vez. Afinal de contas, o que é que sabe melhor do que um bom mergulho depois de fazer exercício físico?

Foto: CM Maia

Ficam, assim, dadas 5 sugestões de piscinas no norte do país que poderá frequentar, no caso de já estar farto de ir para a praia, ou simplesmente porque quer experimentar destinos novos para ir a banhos. Posto isto, falta de escolha não será um problema, restando apenas desejar uma coisa: bons mergulhos!

Fotografia de destaque: Piscina das Marés / Matosinhos Sport

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz