PUB
Junta da Galiza

5 lugares escondidos no Porto que tem de visitar

5 lugares escondidos no Porto que tem de visitar

Se é do Porto, certamente que já conhece os pontos mais turísticos da cidade. Passar um dia na Invicta é saber que vai ver uma fila gigantesca à porta da Lello; é saber que o Jardim do Morro, principalmente ao fim do dia, vai estar repleto de pessoas sentadas ou deitadas na relva; é saber que a Ribeira provavelmente estará cheia. Enfim, que o Porto tem muitos pontos de interesse, isso já sabemos.

Mas atenção: não sabemos tudo! A beleza da Invicta é tanta, que há sítios tão secretos e tão escondidos, que provavelmente nem imaginava que existiam! Fique a conhecer cinco dos locais mais bonitos no Porto, que provavelmente nunca ouviu falar.

Bandeirinha da Saúde

Provavelmente, muitos não sabem, mas o pilar da Bandeirinha da Saúde foi, outrora, um eficaz sistema de controlo de doenças. Entre os séculos XV e XVII, todos os barcos que chegavam à Invicta tinham obrigatoriamente de atracar no meio do rio, onde era feita essa inspeção sanitária.

Assim sendo, sempre que se via um barco ao longe, a bandeira era hasteada, para que o barco soubesse que era preciso parar. Caso os passageiros mostrassem sinais de doença, eram automaticamente sujeitos a um período de quarentena.

Para além do seu caráter histórico, a Bandeirinha da Saúde oferece uma vista de cortar a respiração, onde pode apreciar a beleza inerente ao Rio Douro, tendo como pano de fundo a cidade de Vila Nova de Gaia.

Foto: Filipa Brito

Torre da Igreja do Marquês

Se gosta daquela sensação de recompensa, a Torre da Igreja do Marquês é o local certo para visitar. Após subir uma escadaria que conta com um total de 200 degraus, é premiado com uma das mais bonitas vistas que podia obter da cidade do Porto. Num ponto que se encontra a 50 metros do chão, este é, sem dúvida, um lugar a visitar.

Tudo bem que são 400 degraus (200 para subir, 200 para descer), mas é como diz o outro: uma imagem vale mais do que 400 escadas. E então, quando essa imagem nos mostra uma vasta extensão de terra e mar da Invicta, deixa de haver dúvidas que o miradouro da Torre da Igreja do Marquês, é, de facto, voltamos a reforçar: um destino para fazer turismo na própria cidade.

Foto: Porto Secret Spots

Casa-Museu Fernando de Castro

Ok, tudo bem que a Casa-Museu Fernando de Castro não é propriamente desconhecida, até porque já houve jornais a falarem do espaço, mas a verdade é que, para a beleza que apresenta, continua a ser uma espécie de “cantinho secreto” da cidade do Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Falar do espaço em questão é falar em excentricidade. Por fora, não parece. Mas por dentro? Aí, a história muda de figura. São pinturas, esculturas, livros e talha dourada que fazem da casa onde viveu Fernando de Castro, um museu com uma beleza ímpar.

“Uau, como é que nunca tinha vindo aqui?”. Provavelmente, será esta a sua reação quando sair da Casa-Museu Fernando de Castro. Fazendo jus ao nome da nossa revista, recomendamos “vivamente” que visite o local.

Foto: Ncultura

Gabinete de Gustave Eiffel

Conhece a Torre Eiffel? A resposta é óbvia: claro que sim! Não há quem não se deixe seduzir pelos encantos de Paris, a cidade do amor. No entanto, e se lhe disséssemos que o obreiro daquela que, provavelmente, é a torre mais emblemática do Mundo, já teve um escritório no Porto?

O escritório fica no Palácio da Bolsa, que é um local que de secreto tem pouco. Porém, o escritório em si, esse sim, é bem mais escondido dos olhos do público. O Gabinete Gustave Eiffel contém, por exemplo, cartas emblemáticas assinadas pelo próprio engenheiro, que, recorde-se, foi responsável pela construção da Ponte Maria Pia.

Foto: Público

Museu de Azulejos

Ainda que a sua riqueza histórica seja enorme, o museu fica numa pequenina porta na Praça de Carlos Alberto. Ao abri-la, poderá conhecer melhor a origem dos azulejos do Porto, bem como as suas histórias.
Trata-se de um lugar bastante escondido, mas que para aqueles que, por exemplo, passam por São Bento e ficam encantados com a beleza dos nossos azulejos, é um destino de eleição.

Os azulejos foram extremamente relevantes na economia do Porto, numa época em que havia muitas fábricas deste material na cidade. No Museu dos Azulejos, poderá ainda saber mais sobre muitos outros materiais como, por exemplo, as antigas placas das ruas da cidade.

Foto: António Alves

Estas são apenas 5 sugestões de locais a visitar na cidade que deu nome a Portugal, mas lá está: ser turista no Porto é perceber que, mesmo quando achamos que conhecemos, há sempre outro tanto por descobrir.

Fotografia de destaque: Visão

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce