PUB
Junta da Galiza

5 locais ideais para estudar, no Porto

5 locais ideais para estudar, no Porto

Com o arranque das aulas mesmo aí ao virar da esquina, é altura dos mais novos voltarem à rotina de colocar o despertador para bem cedo, de organizar os livros e de pôr a mochila às costas. Para uns será uma alegria, para outros nem tanto, mas a verdade é que as aulas estão de volta.

Da mesma forma que regressam os convívios com os colegas que, possivelmente, já não se viam desde o ano letivo passado, regressam também os trabalhos de casa, para alunos de ensino básico e secundário, ou os exames e frequências, para os que frequentam o ensino superior.

Como não poderia deixar de ser, cada um estuda à sua própria maneira, no entanto, nem todos têm facilidade em concentrar-se nos estudos, especialmente em casa. Assim sendo, damos-lhe a conhecer cinco sítios no Porto ideais para estudar, sossegadamente, no caso de gostar de aprender fora de casa.

Biblioteca de Serralves

A Biblioteca de Serralves pode ser um local ideal para passar uma boa tarde de estudo. Imagine que sai das aulas ao fim da manhã, fazendo uma pequena pausa para almoçar. Para não começar logo a estudar de forma intensiva, porque não dar um pequeno passeio pelo bonito parque de Serralves?

É importante lembrar que, no estudo, mais do que a quantidade de horas que se passa em frente à matéria, o que importa é a qualidade do estudo e a produtividade que dele advém. A Biblioteca de Serralves é o espaço ideal para conciliar os estudos com pequenos momentos de pausa.

O espaço está aberto, à semana, das 10h às 18h.

Foto: Serralves

Biblioteca Almeida Garrett

Na mesma lógica do espaço anteriormente mencionado, também a Biblioteca Almeida Garrett é ideal para passar o seu dia a estudar, no caso de ter essa necessidade.

Pelo nome pode nem reconhecer o local, mas se dissermos que é a biblioteca do Palácio de Cristal, já reconhece? Pois, provavelmente, sim! Fica localizada numa zona bastante central e nevrálgica da cidade, muito perto de vários transportes públicos, pelo que chegar a casa depois de um dia de estudos não parece ser uma tarefa particularmente complicada.

Assim, experimente estudar as matérias que forem sendo dadas nas aulas, enquanto faz pequenos interregnos para caminhar pelos jardins e dizer “olá” aos pavões que por lá costumam andar. Lembre-se sempre: parar faz parte de qualquer trabalho!

Foto: Porto ConVida

Porto dos Gatos

Este espaço já não é propriamente uma biblioteca pública, no entanto é um local na cidade do Porto, em que é bastante frequente encontrar estudantes, ou com os livros ou com o computador aberto.

Se for alérgico a gatos, a nossa sugestão é mesmo que passe ao próximo local, porque este não é o adequado para si. No entanto, se for fã deste tipo de amigos de quatro patas, vai certamente adorar visitar o espaço, no Bonfim, muito perto da estação de metro de Campo 24 de Agosto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Estudar no Porto dos Gatos é ter aquela sensação de que está em casa, na medida em que a probabilidade de ter gatos a passar em seu redor é muito alta. E o melhor de tudo? É que para acompanhar o estudo, tem a possibilidade de pedir bolos e tartes em que qualquer palavra é diminutivo, para descrever o quão saborosa é a oferta do local.

O espaço está aberto das 12h30 às 19h30, exceto a domingos e segundas.

Foto: Marco Duarte / Time Out

Pólo Zero

Outro grande sítio para estudar é o Pólo Zero, que fica muito perto da Torre dos Clérigos, ou seja, numa zona bastante central da cidade do Porto. Aqui, à partida, irá encontrar, essencialmente, estudantes universitários, no entanto nada o impede, caso não pertença a esse grupo, de por lá passar a tarde.

Existem mesas destinadas a pequenos grupos de trabalho, mesas bastante compridas, capazes de sentar várias dezenas de estudantes, assim como tomadas, para ligar aos carregadores, o que, ainda que pareça um fator irrelevante, assume o seu grau de importância.

Ah, e se lhe der a fome a meio da tarde de estudo, tem uma pequena máquina, dentro do local, onde pode tirar cafés, snacks e afins!

Foto: Jornal Universitário do Porto

Café da Casa da Música

No Café da Casa da Música, tem duas opções, isto porque pode estudar tanto dentro do local, ou seja, num espaço fechado, como optar por ir para a esplanada e estudar enquanto observa o habitual movimento da cidade, durante o dia.

Para além de ter o privilégio de poder observar o bonito edifício desenhado pelo arquiteto neerlandês, Rem Koolhaas, quem sabe se não terá direito a um concerto de música ao vivo?

Por vezes, na parte exterior, acontecem atuações de grupos musicais, pelo que, se calhar, um dia, desloca-se ao Café da Casa da Música para estudar e ainda tem o privilégio de não precisar de utilizar fones, para se concentrar. Isto, para aqueles que gostam de estudar a ouvir música, claro!

Foto: Portoalities

Estes são só alguns dos vários locais, na cidade do Porto, em que pode experimentar estudar. Naturalmente que cada um tem o seu método de trabalho, no entanto, experimentar novos ares pode ser, quem sabe, aquele desbloqueio que precisava para o seu estudo.

Fotografia de destaque: Visit Porto

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD-Bairro Feliz