Philips

5 formas de celebrar o Dia Internacional do Vinho do Porto

5 formas de celebrar o Dia Internacional do Vinho do Porto

Esta sexta-feira, dia 27 de janeiro, celebra-se o Dia Internacional do Vinho do Porto, e a VIVA! traz-lhe cinco sugestões para o celebrar da melhor forma.

Relaxe no final do dia

Uma vez que, este ano, a comemoração deste dia acontece no último dia da semana, nada melhor que aproveitá-lo para relaxar a ler um bom livro ou ver a sua série favorita, acompanhando sempre com um vinho do Porto da sua preferência.

Marque um jantar de harmonização

Existem vários restaurantes com menus especializados em harmonização de vinhos com maravilhas gastronómicas, em que a estrela que acompanha a sobremesa é um vinho do Porto de excelência. Ou, se achar que o orçamento deste (longo) mês de janeiro já não suporta um jantar, pode simplesmente disfrutar de um copo de vinho do Porto numa esplanada com o pôr-do-sol de fundo.

Compre aquele vinho especial

Há meses que pensa “um dia vou provar aquele vinho”? Hoje é o dia! Compre aquele vinho que não lhe sai da cabeça, ou vá buscar um dos que lhe foram oferecidos na época festiva, e aproveite para abri-lo neste dia especial.

Construa uma garrafeira

O segredo de um bom vinho passa também por uma boa conservação e armazenamento. Se tiver uma grande coleção de vinhos, opte por armazena-los num local escuro, ventilado, com temperatura e humidade controladas. Se não for o caso, pode colocar uma pequena garrafeira na sala de jantar ou na cozinha, afastada dos eletrodomésticos devido ao calor.

Visite as caves do vinho do Porto

Uma das melhores formas de comemorar este dia é aprendendo a história do vinho do Porto. Por isso, escolha a cave do seu vinho preferido e usufrua de uma experiência única! Saiba que, a maioria das caves oferecem uma degustação no final da visita.

Nas palavras do enólogo e consultor francês, Stéphane Derenoncourt, num artigo que menciona as 10 frases mais inspiradoras sobre vinho, presente na revista americana Forbes, “o vinho é algo cultural, e não apenas alguma coisa para beber”, portanto, alie a cultura e conhecimento ao prazer, e desfrute deste dia ao máximo!

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/tradicao-a-precos-baixos-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=032023-edicao72utm_campaign=sabebem