PUB
Recheio 2024 Profissional

5 curiosidades sobre o FC Porto que possivelmente não sabia

5 curiosidades sobre o FC Porto que possivelmente não sabia

Estamos a escassos dias de começar mais uma época desportiva. Por isso mesmo, antes que a bola comece a rolar de forma oficial, damos-lhe algumas curiosidades sobre o FC Porto que se calhar nem imaginava.

1. Tem vantagem histórica sobre os dois grandes rivais, em duelo direto

Já se sabe que os eternos rivais do FC Porto são o SL Benfica e o Sporting CP. Sendo assim, nada como dar um saltinho até ao Zerozero, para perceber quem ganha mais nestes duelos.

Contra os leões, atuais campeões em título, os dragões já venceram 70 vezes e perderam 60. Por 50 vezes, o jogo terminou com divisão de pontos. Já com o Benfica, os azuis e brancos venceram 72 vezes e apenas perderam 59.

(Nota: contando apenas com os jogos para o campeonato)

2. O criador do clube era comerciante de Vinho do Porto

De acordo com a página oficial do FC Porto, foi em 1893 que “António Nicolau d’Almeida, desportista por excelência e exímio comerciante de Vinho do Porto, pôs em marcha o projeto de criar um clube de futebol na cidade Invicta”.

As viagens a Inglaterra que António Nicolau d’Almeida fez, a título pessoal, foram um fator de peso para criar o FC Porto. Isto porque terá ficado encantado com a modalidade.

3. FC Porto foi o primeiro campeão nacional de futebol em Portugal

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Vencer já estava no ADN portista desde a sua génese e a prova disso é que foi o primeiro clube da história do futebol português a ser campeão nacional. Foi vencedor da 1ª edição da Primeira Liga, ao comando técnico de Mihaly Siska.

4. Nenhum clube português ganhou mais vezes fora de portas que o FC Porto

Se utilizarmos as conquistas internacionais do FC Porto, conseguimos ver que já lá vão 7. Somam-se 2 vitórias na Liga dos Campeões, 2 na Liga Europa, 2 na Taça Intercontinental e 1 Supertaça Europeia.

Só o Benfica conseguiu vencer a Liga dos Campeões, também por duas vezes, nos anos 60.

5. O “dragão” tem uma simbologia muito forte

Como a VIVA chegou a noticiar, o dragão é muito mais do que uma mascote. Este remonta à altura do Cerco do Porto, em que D. Pedro IV venceu uma dura batalha graças à resiliência das gentes da Invicta.

Por isso, prometeu doar o coração à cidade. Quando morreu, a filha D.Maria acrescentou, por cima do brasão, um Dragão, que faz referência à dinastia de Bragança, da qual D. Pedro fez parte.

Assim sendo, ficou a conhecer mais algumas curiosidades sobre o FC Porto que possivelmente não conhecia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil