PUB
CIN - Branco Perfeito

5 coisas que não sabia sobre o Mercado do Bolhão

5 coisas que não sabia sobre o Mercado do Bolhão

Pensar em cidade Invicta é lembrar, invariavelmente, de zonas emblemáticas como, por exemplo, a Avenida dos Aliados, a Torre dos Clérigos e, claro, o Mercado do Bolhão. Somos portuenses, “respiramos” Porto, logo achamos que da nossa cidade sabemos nós. Não que a ideia esteja errada, atenção! No entanto, uma coisa é certa: há muitas coisas que provavelmente não reparamos.

Posto isto, passemos a conhecer algumas curiosidades sobre o Mercado do Bolhão.

Número de Visitas

Como se sabe, o Mercado do Bolhão, que atravessou e continua a atravessar gerações, esteve em obras, pelo que reabriu em 2022, após um longo período de requalificação. E se lhe disséssemos que, no espaço de apenas dois meses após a reabertura, o Mercado do Bolhão teve mais do que 1 milhão (!) de visitas?

Não que o interesse no local seja propriamente um espanto. Basta entrar no edifício para entender a beleza inerente ao mesmo, que se verifica não só nos seus artigos, mas também nas pessoas que lá trabalham e fazem do Mercado do Bolhão um sítio mágico. Contudo, é sempre espantoso constatar que, em tão pouco tempo, mais de 1 milhão de pessoas passaram pelo local.

O Nome

É certo que, quando falamos em Bolhão referimo-nos a uma zona, mas é frequente que se faça a associação ao Mercado. Um bocadinho à semelhança do que acontece quando dizemos, junto de quem não é de cá, que “somos do Porto”. Geralmente, a pergunta que se segue é: clube ou cidade? No caso do Bolhão, poderá acontecer o mesmo: zona ou mercado?

Posto isto, sabe porque se chama Bolhão? Ora bem, diz-nos a história que a 1838, quando o município decidiu comprar um terreno e construir uma praça, o local era de bastante lama, passando por lá um pequeno ribeiro. Assim, formava-se uma espécie de bolha de água. De bolha de água, passou a Bolhão em três tempos. Até hoje, a designação mantém-se.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Coleção de Postais / Arquivo CM Porto

Edifício Centenário

Não é novidade nenhuma dizer que o tempo passa a correr. Então quanto mais se avança na idade, maior a probabilidade de ter esta sensação. Posto isto, pode parecer que não, mas o edifício do Mercado do Bolhão já tem quase 110 anos de história! 

Tal como refere a Porto Secreto, “em 1914 é construído o edifício que conhecemos, com entradas pelas quatro ruas que serve: Alexandre Braga, Fernandes Tomás, Rua Formosa e Sá da Bandeira”.

Coleção de Postais / Arquivo CM Porto

Monumento de Interesse Público

No meio de tanta distinção que o Mercado do Bolhão vai somando, é possível que nos escape uma ou outra informação acerca deste espaço. Sabia, por exemplo, que em 2013, 99 anos depois de ter sido inaugurado, pela primeira vez, o Mercado do Bolhão foi considerado como Monumento de Interesse Público?

Cenário de Novela

Se gosta de novelas, provavelmente já ouviu falar em “Festa é Festa”, que dá na TVI, à semana. E se lhe disséssemos que a novela já teve alguns trechos de gravação em que o pano de fundo era o Mercado do Bolhão?

Em outubro do ano passado, 2022, foram várias as pessoas que, num dia normal de compras, olharam para o lado e terão visto figuras como Maria Rueff, Pedro Alves, Pedro Teixeira e muito mais.

YouTube player

Estas são algumas curiosidades acerca do mítico Mercado do Bolhão. Algumas, possivelmente, já saberia, outras não. No entanto, é sempre curiosidade relembrar dados interessantes acerca de um espaço que nos diz tanto.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem