PUB
CIN Woodtec

414 milhões em 10 anos: Porto tem grandes planos para Lordelo do Ouro

414 milhões em 10 anos: Porto tem grandes planos para Lordelo do Ouro

Ao que tudo indica, o município portuense está com intenções de fazer um forte investimento em Lordelo do Ouro. Trata-se do Plano Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU) que poderá resultar numa aposta de 414 milhões em 10 anos.

De acordo com o Porto Canal, alguns dos objetivos principais têm a ver com a reabilitação de várias casas e construção de habitações acessíveis. Como refere o próprio vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, o foco é um: fazer de Lordelo do Ouro um ”espaço urbano com qualidade de vida”.

Como refere Pedro Baganha, pretende-se “reforçar a coesão social e territorial, promover a diversidade funcional, valorizar a qualidade ambiental e paisagística e envolver os atores locais”, nos 118 hectares disponíveis para intervenção.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo a mesma fonte noticiosa, é de prever que o PERU reabilite conjuntos habitacionais do Ouro, Arrábida, Sidónio Pais, Colonia Viterbo de Campos e Condominhas. Espera-se ainda que seja promovida a habitação acessível na Unidade de Execução do Aleixo, bairro de Lordelo e Quartel Militar de Lordelo do Ouro.

É de prever que também haja um novo viaduto pedonal entre o Jardim Botânico e o CDUP, assim como um porto de recreio do Ouro. Entre muitos outros investimentos, outros deles são, por exemplo, transformar a Escola Básica de Lordelo do Ouro num centro de saúde ou criar um parque ribeirinho no Vale do Aleixo.

No que toca a valores, Pedro Bacanga reforça que os objetivos têm uma margem de 10 anos. Dos 414 milhões de euros referidos, espera-se estes se repartam por entidades públicas (185 milhões), público-privadas (176 milhões) e privadas (52 milhões).

Fotografia: C.M.Porto
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3