PUB
Recheio 2024 Institucional

4 séries portuguesas de comédia, para ver nas férias

4 séries portuguesas de comédia, para ver nas férias

Verão é leveza. Mais do que uma estação do ano pautada pelo calor e pela abundância de pessoas nas praias, o verão é um estado de espírito. O mês de agosto, principalmente, caracteriza-se por ser uma altura em que as pessoas andam mais bem dispostas e recetivas a ver televisão.

Seja depois de almoço, em que, como não há horários para cumprir, dá aquela vontade de esticar ao comprido no sofá, seja depois de jantar, sabe sempre bem ver programas que o disponham bem.

Assim sendo, haverá altura melhor do que esta para lhe indicar algumas séries portuguesas de humor, para usufruir durante o seu período de descanso? Aqui entre nós, a resposta parece bastante fácil: não!

Posto isto, menos conversa e mais ação! Conheça 4 séries de comédia, que pode ver gratuitamente na RTP Play, quando quiser.

Pôr do Sol

Ora bem, provavelmente já ouviu falar em Pôr do Sol. É uma série de humor portuguesa, escrita por Henrique Dias, que satiriza o conceito de telenovela. Através do exagero, a série vai buscar todos aqueles clichês que estamos habituados a ver em telenovela, no entanto de uma forma claramente humorística.

A história conta-nos as peripécias dos Bourbon de Linhaça. Sim, leu bem. O nome da família é mesmo esse: Bourbon de Linhaça. Na série, trata-se de uma das famílias mais influentes do país, que tem, imagine-se: uma plantação de cerejas que dá “milhares de milhões” e um cavalo que corre para trás.

Se está à procura de se divertir do início ao fim e de humor sofisticado, Pôr do Sol pode ser uma boa ideia. No entanto, atenção! Não nos responsabilizamos se lhe doer a barriga de tanto rir!

Foto: Just Watch

Desliga a Televisão

A série Desliga a Televisão foi escrita, tal como Pôr do Sol, por Henrique Dias, guionista muito conhecido no panorama humorístico, em Portugal.

É um conceito extremamente interessante, no sentido em que, para quem vê a série, parece que está a fazer zapping. O intuito é literalmente esse. Até porque durante os episódios, as histórias vão mudando umas entre as outras. Ora estamos a ver a novela, ora estamos a ver o telejornal, ora estamos a ver o programa da bola.

Em cada um dos programas, que se assemelha na perfeição aos conteúdos diários nos canais principais, está presente uma enorme vertente satírica, que através do humor, bem dispõe o público.

O melhor de tudo em Desliga a Televisão? É que nunca cansa, porque lá está, os programas estão sempre a mudar. É, literalmente, como se tivesse um comando na mão.

Foto: NIT

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Último a Sair

Este já é um bocadinho mais antigo, mas foi um dos grandes booms, em relação a projetos humorísticos da RTP. Foi escrito por Frederico Pombares, João Quadros e Bruno Nogueira, sendo que, quando saiu, em 2011, gerou no público a dúvida se era realmente um reality-show ou não.

Mais uma vez, trata-se de uma clara sátira a programas como o Big Brother, ou a Secret Story, sendo que, aqui, os protagonistas são atores e atrizes, muitos deles ligados ao humor.

Destacam-se, por exemplo: Bruno Nogueira, Rui Unas, Luciana Abreu, Débora Monteiro. Entre muitos outros personagens, que estamos habituados a ver em contexto de telenovela, entram também cantores, como Roberto Leal.

Como nos diz a gíria, primeiro estranha-se e depois estranha-se. No entanto, acredite: no caso de Último a Sair, primeiro que se entranhe, a probabilidade de ficar viciado é muito alta.

Foto: Público

A Crónica dos Bons Malandros

Provavelmente, já terá ouvido falar na obra literária de Mário Zambujal, chamada “A Crónica dos Bons Malandros”. A série é uma espécie de reprodução da mesma, de forma bem disposta.

Ao contrário dos outros três programas anteriormente mencionados, aqui o humor não se faz tanto através da sátira, mas mais através das interações entre as diferentes personagens e das peripécias que elas vivem, na história.

Com atores como Rui Unas, Joana Pais de Brito, Manuel Marques, entre outros, “estava na cara” que a série ia ser divertida e aprazível para aquele espectador que prefira ver conteúdos leves e bem dispostos.

No fundo, o enredo anda em volta de um bando de ladrões que orquestra um arriscado assalto ao Museu Calouste Gulbenkian. Antes, durante e depois do assalto, não faltam motivos para rir, numa série em que o difícil é ver só um episódio de cada vez. 

Foto: MAGG

Assim sendo, já sabe, se gostar de se divertir e de ver conteúdos de comédia, a RTP Play, plataforma de streaming do canal público, disponibiliza estas quatro séries (e muito mais), que são ideais para acompanhar durante as férias, em que, tendencialmente, há mais tempo livre.

Foto de destaque: (via Vista Create)

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem