PUB
CIN - Branco Perfeito

4 milhões de euros: conheça o novo investimento a ser feito em Vila do Conde

4 milhões de euros: conheça o novo investimento a ser feito em Vila do Conde

Esta sexta-feira, 11 de outubro, Vila do Conde apresentará os projetos da Ecovia do Ave e do Parque Ribeirinho. Estas iniciativas visam transformar seis quilómetros de percurso e uma vasta área verde em Azurara, com um investimento inicial de quatro milhões de euros.

O presidente da Câmara, Vítor Costa, sublinha que estas obras têm como objetivo reforçar a conexão da comunidade com o património natural da região, devolvendo ao rio Ave um papel central na vida local.

A primeira fase da Ecovia cobrirá 1,7 quilómetros, desde a azenha de Azurara até à ponte de Retorta, com um investimento de um milhão de euros. Este percurso será pedonal e ciclável, equipado com áreas de descanso e lazer. Além disso, o projeto inclui a reabilitação e limpeza da margem esquerda do rio, promovendo a biodiversidade e mitigando os efeitos das alterações climáticas. Em paralelo, arrancará o projeto do Parque Ribeirinho.

Este novo espaço verde, de acordo com o JN, ocupará os terrenos dos antigos estaleiros de Azurara, situados em frente ao centro histórico de Vila do Conde.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Com um orçamento de três milhões de euros, o parque contará com áreas de lazer, um parque infantil, cais para desportos náuticos e percursos pedonais. A Rua da Junqueira, que acompanha o rio, também será requalificada. O objetivo é responder à crescente procura por frentes de água como espaços de convivência e bem-estar.

Vítor Costa reforça que a intervenção foi concebida para ser sustentável, respeitando os desafios impostos pelas alterações climáticas. Na segunda fase, a Ecovia será prolongada por mais 4,3 quilómetros, ligando a ponte de Retorta ao lugar da Carvalheirada, em Tougues, próximo da praia fluvial da Espinheira. Este novo percurso continuará a promover a ligação da população às margens do rio Ave.

Estes projetos representam um passo estratégico na revitalização das margens do rio, e na visão de um território mais verde, sustentável e em harmonia com a sua herança natural e cultural, conclui o autarca. (via JN)

Fotografia: C.M.Vila do Conde
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil