PUB
Galiza2

4 meses depois: os horários do lote 5 da Unir já são conhecidos

4 meses depois: os horários do lote 5 da Unir já são conhecidos

Os novos horários do lote 5 da Unir foram publicados. A divulgação aconteceu cerca de quatro meses depois da empresa começar a atuar na Área Metropolitana do Porto (AMP).

O lote em questão serve os concelhos de Arouca, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra. De acordo com o Jornal de Notícias (JN), os horários haviam sido publicados numa fase inicial. Contudo, nunca mais tinham sido republicados.

A situação gerou algum desconforto junto de alguns autarcas. Quem se pronunciou sobre o assunto foi Jorge Sequeira. O vice-presidente da AMP chegou a equacionar avançar com questões legais.

“Nós estamos a levar a cabo todas as diligências junto da empresa para que isso aconteça, mas há um tempo para tudo, e teremos efetivamente de chegar a um ponto, a muito breve trecho, em que serão aplicadas as medidas contratuais e judiciais necessárias para resolver esta situação de imediato” (via JN).

No entender de Jorge Sequeira, a situação era já de limite. Apesar do transtorno que o vice-presidente da AMP referiu, o próprio considerou que os autarcas foram bastante pacientes com a Unir.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Este destaca que os autarcas foram sensíveis ao facto de se tratar de uma operação de “grande escala”, que envolve uma grande mobilização de meios. Contudo, Jorge Sequeira destaca que o período de adaptação estava a estender-se demasiado e a não dar respostas às necessidades da população.

“É bizarro que uma operação de transportes públicos decorra sem que as pessoas conheçam os horários e as frequências desses mesmos transportes” – acrescenta (via JN).

Sobre o assunto, o presidente da câmara de Santa Maria da Feira concordou com a posição de Jorge Sequeira. Para Amadeu Albergaria, esgotou-se o tempo razoável para a Unir disponibilizar os horários à população.

No mesmo sentido, o presidente da câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro, fez alusão às grandes expectativas criadas pelos serviços da Unir. No entanto, tal como cita o JN, essa expectativa transformou-se em “reclamações, descontentamento, desconhecimento”.

Recorde-se que esta rede tem 439 linhas e começou a operar a 1 de dezembro de 2023.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2