Os novos horários do lote 5 da Unir foram publicados. A divulgação aconteceu cerca de quatro meses depois da empresa começar a atuar na Área Metropolitana do Porto (AMP).
O lote em questão serve os concelhos de Arouca, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra. De acordo com o Jornal de Notícias (JN), os horários haviam sido publicados numa fase inicial. Contudo, nunca mais tinham sido republicados.
A situação gerou algum desconforto junto de alguns autarcas. Quem se pronunciou sobre o assunto foi Jorge Sequeira. O vice-presidente da AMP chegou a equacionar avançar com questões legais.
“Nós estamos a levar a cabo todas as diligências junto da empresa para que isso aconteça, mas há um tempo para tudo, e teremos efetivamente de chegar a um ponto, a muito breve trecho, em que serão aplicadas as medidas contratuais e judiciais necessárias para resolver esta situação de imediato” (via JN).
No entender de Jorge Sequeira, a situação era já de limite. Apesar do transtorno que o vice-presidente da AMP referiu, o próprio considerou que os autarcas foram bastante pacientes com a Unir.
Este destaca que os autarcas foram sensíveis ao facto de se tratar de uma operação de “grande escala”, que envolve uma grande mobilização de meios. Contudo, Jorge Sequeira destaca que o período de adaptação estava a estender-se demasiado e a não dar respostas às necessidades da população.
“É bizarro que uma operação de transportes públicos decorra sem que as pessoas conheçam os horários e as frequências desses mesmos transportes” – acrescenta (via JN).
Sobre o assunto, o presidente da câmara de Santa Maria da Feira concordou com a posição de Jorge Sequeira. Para Amadeu Albergaria, esgotou-se o tempo razoável para a Unir disponibilizar os horários à população.
No mesmo sentido, o presidente da câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro, fez alusão às grandes expectativas criadas pelos serviços da Unir. No entanto, tal como cita o JN, essa expectativa transformou-se em “reclamações, descontentamento, desconhecimento”.
Recorde-se que esta rede tem 439 linhas e começou a operar a 1 de dezembro de 2023.