PUB
Recheio 2024 Institucional

4 escape rooms desafiantes que tem de experimentar, no Porto

4 escape rooms desafiantes que tem de experimentar, no Porto

Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu que não faz a menor ideia do que fazer, no fim de semana. Ou por falta de ideias, ou por cansaço, a verdade é que, por vezes, chega o sábado e o domingo, queremos aproveitar os dias, mas não nos lembramos de nada que nos faça sair da rotina.

Ora bem, se calhar, temos mesmo a solução certa para si. Lembra-se de Poirot? De Sherlock Holmes? Mais a uns do que a outros, mas será seguro dizer que o mundo do mistério a todos fascina. Encontrar culpados. Lutar por pistas. Desvendar mistérios.

E se lhe dissesse que, no Porto, é possível, por algumas horas, vestir a sua capa fictícia de detetive e encontrar a saída para os problemas que se impõem? Literalmente, porque nas Escape Rooms, o objetivo é mesmo esse. Conseguir sair de uma sala repleta de enigmas temáticos, associados a referências familiares da cultura pop, seja de séries conhecidas como La Casa de Papel, ou de hipotéticos mistérios da cidade, ligados, por exemplo, ao Vinho do Porto.

Assim, a VIVA! sugere-lhe quatro Escape Rooms que, provavelmente, vai querer experimentar, para aguçar a sua veia de detetive.

Occultus Room Escape

Entrar no Occultus Room Escape é uma espécie de paradoxo, na medida em que o objetivo é sair, ainda que não dê vontade nenhuma de o fazer, de tão divertido e desafiante que é o tempo que por lá se passa.

O espaço fica na Rua da Boavista, no Porto, sendo que existem várias temáticas que pode explorar dentro do mesmo. Lembra-se de La Casa de Papel e das aventuras de El Profesor, Tóquio, Berlim e companhia? Mergulhe dentro da “Casa da Moeda” e execute um fascinante assalto, com o seu grupo de amigos ou família.

Para além desse, também existem rooms dedicadas ao icónico filme “Ressaca”, assim como à fuga à PIDE, que tantos portugueses assombrou, no período pré-revolução de 1974.

Foto: OCCULTUS Room Escape (Facebook)

White Rabbit Escape Rooms

Foi um dos primeiros escape rooms a aparecer, na cidade do Porto. Mais uma vez, o difícil é só ficar pela primeira experiência, na medida em que, como se diz na gíria, “o que custa é a primeira”. Pode custar por ser um conceito que lhe seja pouco familiar, mas depois de tentar, será seguro dizer que é sucesso garantido.

No White Rabbit, que fica localizado na Rua do Bonjardim, no Porto, há várias histórias diferentes que é possível decifrar, no entanto o destaque tem de ir, e como não poderia deixar de ser, para a icónica série da Netflix: Stranger Things.

Na room, podemos ter o contacto com o mundo do fantástico, à luz do que a série nos demonstra, em que um grupo de amigos se envolve num conjunto de perigosas aventuras, a roçar o sobrenatural. A room tem a temática decorativa da série, sendo visualmente bastante apelativa, para além de ter incríveis enigmas.

No espaço, é possível, ainda, fazer uma espécie de assalto a uma esquadra policial, onde o objetivo é… ser preso. Tudo isto para quê? Para capturar o precioso diamante que é escondido dentro da esquadra. Para lá chegar, é preciso seguir à risca um plano super detalhado.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Foto: White Rabbit Escape Rooms Porto (Facebook)

No Way Out

O No Way Out é outro escape room que tem mesmo de experimentar, se for fã deste tipo de aventuras misteriosas. Fica localizado na Rua de Alexandre Braga, no Porto, e acredite: entrar pela porta 40 da rua em questão é demasiado tentador para quem gosta de um bom desafio.

Imagine que, por algum motivo que ninguém sabe explicar, todas as memórias acerca do Porto haviam sido apagadas. Ninguém se lembrava da Ribeira, dos Aliados, da nossa maravilhosa Francesinha. Enfim, de nada. O Porto, pura e simplesmente, tinha sido apagado da memória de todos.

No jogo Invictus, terá de vestir a pele de historiador que conseguiu a proeza de voltar atrás no tempo e trazer de volta a mística e toda a história que associamos à cidade. Como? Aí é que a questão complica. Será que conseguirá resgatar as memórias todas sem ficar preso no passado?

Para responder à questão, só experimentando. No entanto, atenção! Fique de “olho” nas novidades do No Way Out, que, em breve, vai estrear uma nova escape room. Sobre o que é que será? Ora bem, não há como responder. Mas uma coisa é certa: vem com muuuuito mistério!

Foto: No Way Out Escape Room Porto (Facebook)

Porto Exit Games

Por fim, mas não menos importante, resta-nos falar sobre o Porto Exit Games. É um espaço que fica localizado na Praça Guilherme Gomes Fernandes, mesmo à beira da famosa Leitaria da Quinta do Paço, onde poderá comer um belo “lanchinho” depois de lutar para resolver os mistérios que terá pela frente, na escape room.

No espaço em questão, emoção é aquilo que não falta, até porque a missão que nos é confiada, passa precisamente por defender aquilo que é nosso: o Vinho do Porto. A história conta que uma grande parte das vinhas do Douro foi misteriosamente destruída por uma “praga de insetos”, ao que uma equipa de detetives levanta suspeitas sobre o investidor de vinhos Jack Carrapato.

Um dos grandes ex-libris da cidade pode estar na iminência de ter os seus dias contados, na medida em que Carrapato ficaria assim com o monopólio dos Vinhos do Porto. Isto, claro, se os detetives não conseguirem decifrar o enigma. Estarão à altura do desafio?

Há, ainda, no mesmo local, desafios ligados ao terror, com o tema “Sacrifice”; assim como um “Lost Memories”, em que a tarefa passa por lutar contra um Mundo, onde o contacto humano é impossível e toda a Internet é controlada pelo Governo.

Foto: Porto Exit Games (Facebook)

Estas são só algumas das melhores escape rooms, na cidade do Porto. Assim sendo, já sabe, numa altura em que o verão se encontra a dar as últimas, porque não aproveitar o dia para acordar o Sherlock Holmes que há em si?

Fotografia de capa: Escape Live

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce