PUB
Recheio 2024 Institucional

4 erros alimentares que deve (mesmo!) evitar, em dias de praia

4 erros alimentares que deve (mesmo!) evitar, em dias de praia

Com a chegada do verão, os dias de praia tornam-se no maior ex-libris de uma estação do ano convidativa a mergulhos e tardes passadas ao sol. No entanto, é importante lembrar que o calor intenso e a exposição ao sol podem (e devem) ter um forte impacto nas nossas escolhas alimentares. 

Evitar certos alimentos durante os dias de maior calor pode não só garantir o seu bem-estar momentâneo, mas também zelar pelo bem mais importante que temos: a nossa saúde. Verão é altura de excessos, naturalmente, até porque é uma época do ano em que muitas pessoas tiram férias, no entanto ficam sugestões de cinco hábitos alimentares que deve evitar, principalmente nos dias de maior calor, ou quando tem intenções de ir à praia.

Gorduras Saturadas

É claro que um bom hambúrguer sabe sempre bem, com umas batatinhas fritas a acompanhar. Todos gostamos e, de vez em quando, não faz mal a ninguém. No entanto, atenção! Se gostar mesmo de aproveitar um bom dia de praia até ao limite, talvez seja boa ideia pensar noutra refeição qualquer, menos gordurosa. Isto porque as gorduras atrasam o processo de digestão, tornando todo o processo mais lento, o que pode fazer com que se sinta inchado até ao resto do dia. Experimente antes refeições mais leves e ricas em fibras, como saladas e frutas frescas. Pode não saber tão bem, claro, mas uma coisa é certa: vai sentir mais energia durante o dia e sentirá mais conforto e bem-estar.

Comidas Muito Condimentadas

Embora os temperos possam acrescentar um sabor espetacular às refeições, em dias de maior calor, tenha cuidado, na medida em que comidas muito condimentadas podem causar irritação no estômago, especialmente quando combinadas com calor e exposição ao sol. Sabia, por exemplo, que quando ingere alimentos repletos de especiarias e condimentos, a sua temperatura corporal aumenta consideravelmente? Para além desta sensação de calor que se pode fazer sentir durante muito tempo, a probabilidade de desregular o seu sistema gastrointestinal é muito maior.

Bebidas Açucaradas e Refrigerantes

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Ah, está muito calor, por isso vou beber uma Coca-Cola fresquinha, para me hidratar”. Quem é que nunca pensou isto? Provavelmente, não todos, mas em princípio a esmagadora maioria já o terá pensado. Ora bem, trata-se de um pensamento 100% errado e muito longe daquilo que realmente acontece. Os refrigerantes e bebidas açucaradas, assim como o álcool, são extremamente desidratantes, o que faz com que a tendência para perder líquidos e sais minerais como o sódio e o potássio seja muito maior. 

Por vezes, todos nos sentimos com dores de cabeça. Já pensou que pode ser daquilo que bebe? Ou, neste caso, daquilo que não bebe? Durante todo o ano, mas especialmente no verão, a água é fundamental, para manter a regulação do seu corpo. Da próxima vez que estiver na praia e sentir dores de cabeça, provavelmente perceberá que não é propriamente do sol, mas se calhar de uma má hidratação, que lhe pode dar sensações de fraqueza.

Alimentos Muito Salgados

Não só no verão como no resto do ano, alimentos muito salgados, como rissóis, croquetes, presunto, entre muitos outros que sabem tão bem mas que fazem mal, devem ser evitados. Estes contribuem para a retenção de líquidos e elevam a pressão arterial. Então se os combinarmos com muito calor e exposição ao sol? Podem aumentar a sensação de inchaço e desconforto, o que é desaconselhável para quem quer usufruir de um bom dia de praia. Em relação àquilo que come, acredite: quanto mais próximo da natureza estiver, melhor!

Em última análise, escolher os alimentos certos durante os dias de praia depende sempre de cada um. Todos os corpos são diferentes, logo todos eles terão formas diferentes de atuar. No entanto, uma coisa é certa: comer leve no verão é sempre uma boa jogada, até porque, se estiver de férias, todos os dias contam e devem ser rentabilizados ao máximo.

Posto isto, para além de comer saudável e leve, procure, com ou sem sede, beber muita água, para que esteja sempre nas melhores condições possíveis para usufruir daqueles mergulhos que lhe sabem pela vida.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce