PUB
Recheio 2024 Profissional

4 canções que fazem lembrar a cidade do Porto

4 canções que fazem lembrar a cidade do Porto

Por vezes, as coisas mais bonitas são difíceis de serem colocadas em palavras. Nesses casos, existe a música. Para colocar em forma de nota musical as coisas intangíveis da vida e que temos dificuldades em expressar.

Como qualquer musa inspiradora, também a cidade do Porto tem direito a várias obras dedicadas a si. Por isso mesmo, destacamos em baixo 4 canções de artistas bem conhecidos, que expressaram o seu amor à cidade.

  1. Porto Sentido (Rui Veloso)

Como não poderia deixar de ser, uma lista de músicas sobre o Porto não podia deixar de começar sem o mítico “Porto Sentido”. É quase um hino da cidade Invicta que nos leva a imaginar a beleza de quem atravessa o rio junto à Serra do Pilar.

YouTube player
  1. Porto Cidade (José Cid)

Falar em música portuguesa sem falar no nome de José Cid é uma tarefa difícil que quase roça o impossível. Por isso, não há como não destacar o tema “Porto Cidade” deste icónico artista português.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
YouTube player
  1. Pronúncia do Norte (GNR)

Esta canção não é só dedicada ao Porto, mas sendo a Invicta no Norte, é claro que o tema dos GNR também nos diz respeito. Somos conhecidos por trocar o “V” pelo “B” e é também isso que faz da nossa pronúncia especial.

Já dizia a canção, “é a pronúncia do Norte, os tontos chamam-lhe torpe”.

YouTube player
  1. Tonto Por Ti (Os Azeitonas)

É preciso prestar mais alguma atenção à letra para entender que o “Tonto Por Ti” d’Os Azeitonas faz referência a nossa cidade. Tanto é que a música começa por dizer “Como quando o Porto perde em casa/ Ou me deito com o grão na asa/ Fico tonto, zonzo assim só de me lembrar”.

A canção escrita por Miguel Araújo ainda faz alusão ao mítico cortejo universitário da Semana Académica e faz referência ao Senhor de Matosinhos, uma das maiores festas do distrito.

YouTube player
PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz