Nos tempos livres, o que apetece mesmo é espairecer e fazer coisas diferentes. Isto porque, não raras vezes, os planos acabam por ser sempre semelhantes. Posto isto, para evitar repetir sítios e ideias, a VIVA! apresenta algumas sugestões menos convencionais, que pode fazer no Grande Porto.
1- Simulador de Queda Livre, na Maia
Se gosta de atividades que lhe despertem adrenalina, esta opção pode ser ideal para si. No DreamFly Maia, simula-se a experiência de skydiving. Basicamente, o visitante entra num túnel de vento vertical, onde é simulada a queda livre.
A queda dura cerca de um minuto, mas provavelmente será o minuto de maior adrenalina que alguma vez experienciou. Para ter uma ideia, um minuto de descida corresponde a cerca de 4 quilómetros. É bastante rápido, certo?
2- Capela Incomum
Já alguma vez viu uma capela antiga que se tenha convertido num bar? Assumindo que a resposta é não, aqui no Porto existe um espaço chamado “Capela Incomum”, que mantém os traços religiosos antigos, juntamente com aquilo que se espera de um bar.
É especializado na sua carta de vinhos e localiza-se na porta 77 da Travessa do Carregal, no coração da cidade do Porto. Enquanto contempla a beleza do espaço, pode aproveitar para pedir petiscos, se assim entender. Destaca-se, ainda, que costuma ter noites de fado ou sessões de poesia.
É um bar de vinhos muito especial, que nasceu no centro da cidade, a partir do espaço de uma antiga capela do século XIX. Tem noites de fado ou sessões de poesia. E para acompanhar os vinhos tem vários petiscos, queijos e enchidos.
3- Terminal de Cruzeiros de Matosinhos
E se, um dia destes, num passeio que for dar a Matosinhos, fizesse uma pequena incursão pelo terminal de cruzeiros? É possível visitar o mesmo, ainda que tenha de fazer marcação previamente.
Ao todo, o cais tem cerca de 340 metros de comprimento. Como refere a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), esta zona “permite receber escalas de navios de cruzeiro de maiores dimensões, fazendo face ao atual desenvolvimento dos maiores armadores mundiais”.
4- Pintar Azulejos
Um dos elementos que melhor caracteriza a cidade do Porto é a presença de azulejos, principalmente em tons de azul e branco. Sabia que, na Invicta, é possível aprender a pintar azulejos com mestria?
Na Gazeta Azulejos, são pintadas à mão replicas de azulejos portugueses bem conhecidos, à luz de métodos tradicionais. Mais do que uma aprendizagem nova, é uma oportunidade de perpetuar um legado da nossa cidade, pelas gerações fora.
Imagine um sábado ou domingo à tarde em que o tempo está pouco convidativo: em vez de ficar em casa, pode ser interessante aprender uma arte nova! Sempre com alguém especializado ao seu lado, claro.
Por vezes, o que custa mesmo é puxar pela imaginação. No entanto, na nossa cidade e nos seus arredores, o que não falta são formas de ocupar o tempo de forma proveitosa, divertida e enriquecedora.