PUB
Recheio 2024 Institucional

39.ª edição do FITEI encerra com “Los Milionários”

39.ª edição do FITEI encerra com
A 39ª edição do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) termina já no próximo domingo, em Matosinhos, com a apresentação da peça “Los Milionários”, uma comédia negra, política e interventiva, do chileno Alexis Moreno.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Partindo da luta dos indígenas “Mapuche” pelo direito às suas terras ancestrais, o premiado Teatro La María construiu um espetáculo vivo e que promete não deixar ninguém indiferente. Alexis Moreno, que assina também a encenação, disse ao jornal “La Tercera” que se trata do “texto mais obscuro e menos amigável” que alguma vez escreveu.
“Los Milionários” promete ser uma peça que retrata, de forma explícita a realidade em que vivemos, sendo também um modo de denúncia social.
A peça chilena tem como espoleta o assassinato de um casal de agricultores em território “Mapuche”, um caso ocorrido em 2013, no Chile, do qual resultou a condenação a 18 anos de prisão do xamã Celestino Córdova.
O espetáculo centra-se na defesa judicial do xamã por parte de uma empresa corrupta e milionária de advogados, a qual serve, segundo Alexis Moreno explicou ao jornal “Público”, para denunciar “a hipocrisia de um país e a perversão do sistema atual”, mas também o racismo, a xenofobia, o oportunismo e a desigualdade, temas centrais da sociedade ocidental.
A peça conta com um elenco constituído por Alexandra von Hummel, Manuel Peña, Elvis Fuentes, Rodrigo Soto, Daniela Fernandez e María Elena Valenzuela.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem