PUB
Sogrape - Mateus Rosé

25 de abril: Serralves recebe centenas de obras de arte com sabor a liberdade

25 de abril: Serralves recebe centenas de obras de arte com sabor a liberdade

Esta quinta-feira é feriado é hora de brindar à liberdade. Comemoram-se os 50 anos do 25 de abril e, em Serralves, foi inaugurada uma exposição alusiva à data. Chama-se “Pré/Pós – Declinações visuais do 25 de Abril” e a sua inauguração contou com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Como refere a Câmara do Porto, a exposição alberga o espaço de tempo que vai de 1970 a 1977. Assim, temos a noção do antes e do depois desta data que a todos nos diz respeito.

No entender de Rui Moreira, presidente do município, é assinalável a forma “muito sentida” como se tem celebrado o 25 de abril, este ano. “É possível que cada um de nós comemore o seu 25 de Abril. Um ato de apropriação individual pelo que cada um sente” – refere o próprio.

Mais do que um massacre de discursos, este acredita que a celebração tem sido genuína e a exposição é exemplo disso mesmo. Na visita a Serralves, Luís Montenegro desfez-se em elogios ao espaço cultural portuense.

Para o primeiro-ministro, é louvável o “trabalho notável, muito meritório, que se tem desenvolvido à frente da Fundação de Serralves”, num “espírito de colaboração entre poderes públicos e a iniciativa privada” (via Câmara do Porto).

Luís Montenegro promete um apoio significativo à cultura

Em Portugal, o setor cultural tende a ser um dos que mais reivindica a falta de investimento. Ainda assim, o primeiro-ministro assegura que o atual governo de tudo fará para apoiar Serralves e outras instituições culturais.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Vamos, a partir do Ministério da Cultura, criar todos os incentivos para que instituições e empresas tenham os melhores instrumentos para poderem apoiar instituições e o movimento associativo, que expressem a vontade de intervir na cultura” – garantiu.

Sobre a importância da cultura, Luís Montenegro foi ainda mais longe. Para o próprio, esta tem o papel fundamental de estimular as pessoas a refletirem e, mais do que tudo, a serem criativas, curiosas e ávidas em investigar.

Afinal de contas, é preciso uma cultura forte para que se crie um modelo de sociedade “mais próspero, mais livre, mais democrata” (via Câmara do Porto).

Mais de 300 obras de arte para contemplar em Serralves

Feitas as contas, são mais de 300 os trabalhos a serem observados em Serralves. Cada um com um significado próprio, mas todos eles unidos pelos ideais de liberdade do 25 de abril.

Desde pintura, a escultura, a fotografia, a filmes, são várias as tipologias artísticas que poderá encontrar em Serralves. A exposição vai estar em Serralves até dia 20 de outubro.

Fotografia: Serralves

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce