Entre os dias 2 e 4 de fevereiro, o Teatro Municipal do Porto – Rivoli volta a abrir portas ao festival anual Porta-Jazz. Esta iniciativa mostra o resultado da atividade da associação homónima que envolve “um movimento internacional de músicos” com núcleo na Invicta.
Na 14.ª edição, sob o mote “um multiverso de jazz e criação”, o festival dará palco a mais de 100 artistas de 13 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Cuba, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, Itália, Lituânia, Países Baixos, Reino Unido, Suíça e, claro, Portugal.
“As propostas incluem projetos em estreia, concertos encomendados e ainda formações resultantes de residências artísticas e de parcerias com outras coletividades, como a lisboeta Robalo, a suíça AMR, a austríaca Bezau Beatz ou a lituana Improdimensija”, avança a empresa municipal Ágora.
O Festival Porta-Jazz, “além de promover a criatividade e o intercâmbio musical”, dá a conhecer, também, os trabalhos lançados com o seu selo discográfico. “River Creatures”, do multi-intrumentista cubano Hery Paz featuring Nate Wooley e Tom Rainey, é o 100.º álbum com Carimbo Porta-Jazz e será apresentado no sábado, dia 3, às 21h30.
Da vasta programação destacam-se as masterclasses com grandes nomes do jazz, como é o caso de Bob Moses, “baterista lendário que moldou o som do jazz nova-iorquino dos anos 70 e 80 nas bandas de Pat Metheny, Paul Bley, Steve Swallow, Gary Burton ou Dave Liebman”. Segundo a organização do evento, esta aula de bateria é aberta a “todos os amantes de música, sem idade ou formação mínima” e terá lugar às 18h00 do dia 2.
De referir, ainda, o primeiro concerto para famílias com crianças entre os três e os dez anos, “Diversão/Improvisação”, que decorrerá às 11h30 do dia 4. “Esta jornada, imersiva e participativa, acontecerá através de jogos de improvisação e atividades de criação musical espontâneas”, de forma a cultivar a paixão pela música nos mais pequenos.
A programação completa do Festival Porta-Jazz pode ser consultada aqui.
Foto: Ágora