PUB
Recheio 2024 Profissional

130 anos da National Geographic em exposição no Porto

130 anos da National Geographic em exposição no Porto

As renovadas instalações do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto recebem, de 18 de outubro a 19 de julho de 2020, a mostra “Um Século e Tanto”, que ilustra os 130 anos da National Geographic através de objetos, fotografias, mapas e excertos de documentários.

Nas paredes do Pólo Central do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) vão estar imagens de momentos célebres como a primeira fotografia de natureza publicada na revista National Geographic, o toque de Jane Goodall a um chimpanzé recém-nascido ou a descoberta de Machu Picchu.

Segundo revela o comunicado enviado à VIVA!, a exposição estará organizada em nove secções, ao longo das quais os visitantes poderão conhecer melhor os primeiros anos da National Geographic Society, o seu presente e futuro, assim como a sua missão. “A extraordinária história da National Geographic poderá ser descoberta através de uma rica seleção de imagens e de objetos do seu museu em Washington D.C. A esta juntar-se-á uma seleção de 200 capas das edições internacional e nacional da revista, ilustrando momentos emblemáticos dos séculos XIX, XX e XXI”.

Esta exposição irá debruçar-se também sobre o passado e o presente da exploração e investigação nacionais, mostrando fotografias, ilustrações, mapas e objetos das coleções do MHNC-UP, da Sociedade de Geografia de Lisboa, do Museu de Marinha e do Museu Nacional de História Natural e da Ciência – Universidade de Lisboa, “que mostram como a nossa curiosidade nos tem levado a embarcar em grandes aventuras. Entre estas contam-se as protagonizadas por três bolseiros National Geographic portugueses que estão a desenvolver projetos-chave em áreas tão diversas como a arqueologia, ecologia e conservação da natureza”.

“Testemunhe a evolução do mundo e da exploração através das imagens e contributo da National Geographic e descubra os seus novos focos de atuação. Da galáxia ao fundo do oceano, da descoberta de novas espécies ao contributo para mitigar o impacto ambiental do plástico, vamos Mais Além”, salienta a instituição.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Um século e tanto” poderá ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. A organização disponibiliza um bilhete conjunto que permite também a visita à exposição ‘Sharks’, patente na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva/ Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

Sobre a National Geografic
Foi em 1888 que 33 peritos da área científica fundaram a National Geographic Society para partilharem conhecimentos e iniciarem novas investigações. 130 anos depois, é uma das instituições não lucrativas com maior reconhecimento mundial, uma referência em todos os campos da investigação.

Tome nota:
Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto – Pólo Central
Edifício Histórico da Reitoria da Universidade do Porto – Ao Jardim da Cordoaria
De 18 de outubro a 19 de julho de 2020
Terça-feira a domingo, das 10h às 18h

(Notícia atualizada a 15/10, 09h00)

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce