CMPorto

10 Dicas para manter o seu orçamento familiar equilibrado

10 Dicas para manter o seu orçamento familiar equilibrado

A melhor maneira de assumir o controlo das suas finanças é fazer um orçamento, onde pode acompanhar o seu rendimento e as despesas mensais.

A Intrum dá conta das 10 melhores dicas para manter o orçamento familiar equilibrado:

  1. Gaste dentro das suas possibilidades. Faça um orçamento das suas despesas domésticas, com todos os gastos mensais com o objetivo de não gastar dinheiro que não tem.
  2. Pense duas vezes antes de comprar – precisa mesmo?
  3. Faça uma reserva para despesas que sabe que chegam mais tarde, de forma a ter dinheiro suficiente para as pagar: impostos, seguros, etc.
  4. Nunca assine um contrato sem o ler e ter compreendido todas as cláusulas.
  5. Leia sempre as letras pequenas e evite custos adicionais pagando sempre dentro dos prazos de pagamento.
  6. Se não pode pagar uma conta dentro do prazo, informe de imediato a entidade a quem deve. Pode tentar estabelecer um plano de pagamento ou ganhar algum tempo extra.
  7. Se deixar de pagar o que deve, pode ser contactado por uma empresa de cobranças. Nesta situação e para limitar potenciais danos e custos, deve falar com essa empresa sobre a sua situação financeira e tentar encontrar possíveis soluções.
  8. Mantendo a comunicação e mostrando vontade de ultrapassar a situação, pode encontrar maneiras de resolver o seu problema.
  9. Se fez um plano de pagamentos, mantenha o compromisso assumido. Caso não possa fazê-lo, é vital que informe de imediato a empresa de cobranças. Empresas como a Intrum podem ajudá-lo a encontrar soluções para resolver as suas dívidas.
  10. Não evite enfrentar dificuldades financeiras que possa ter. Peça aconselhamento de forma a evitar problemas maiores e possa controlar a sua situação financeira.

(Intrum)

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.