PUB
Junta da Galiza

10 coisas que tem mesmo de fazer no Porto e Gaia

10 coisas que tem mesmo de fazer no Porto e Gaia

Andar de barco pelo rio Douro, visitar as caves do vinho do Porto ou comer uma francesinha. Há várias coisas para experimentar e visitar nas cidades do Porto e Gaia. Se não sabe por onde começar ou aquilo que é mesmo imprescindível, este é o artigo ideal para si.

A VIVA reuniu 10 coisas obrigatórias para fazer nas duas cidades, para todos aqueles que visitam estes destinos pela primeira vez, ou para os residentes que nunca se lembraram de explorar os próximos pontos.

Existem atividades em que pensamos que são apenas para os turistas, mas que deveríamos fazer, pelo menos, uma vez na vida. Os dias de primavera e as temperaturas mais altas convidam a novos passeios, por isso não deixe escapar nenhuma oportunidade.

No Porto:

Comer Francesinha
No Porto tem mesmo de comer uma francesinha, um prato criado na cidade Invicta, com duas fatias grossas de pão de forma, um bife de vaca, linguiça, mortadela, salsicha fresca, queijo e ovo estrelado no topo. Os entendidos dizem que o segredo está no molho, por norma espesso e picante. Não faltam opções de onde provar uma boa francesinha e a eterna discussão é: onde está de facto a melhor?

Foto: Porto.

Andar de Barco
Esta é uma atividade procurada sobretudo por turistas, sejam eles nacionais ou estrangeiros. No entanto, é algo que todos deveriam experimentar pelo menos uma vez. Existem várias opções a diferentes preços, desde um passeio entre Porto e Gaia ou uma viagem do Porto até à Régua.

Visitar o Mercado do Bolhão
O emblemático monumento do Porto foi recentemente renovado e apresenta agora novas valências. O mercado de frescos continua a ser o principal protagonista deste edifício que acolhe mais de 70 comerciantes com diversos produtos, que vão desde o peixe, aos legumes e frutas, ou ao artesanato e doces. Além das bancas do piso térreo, o Bolhão tem 38 lojas e 10 restaurantes no primeiro piso.

Subir à Torre dos Clérigos
A Torre dos Clérigos é um dos monumentos mais icónicos da Invicta e desde o seu topo é possível observar toda a cidade. A Igreja e a Torre foram construídas no século XVIII pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni, inspirado no estilo barroco. Possui 75m de altura, seis andares e 240 degraus. As vistas são de cortar a respiração e fazem valer a pena a subida de todas as escadas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Ir ao São João
Festejado pelos portuenses a 24 de junho, o São João é a festa mais conhecida e esperada em toda a cidade. Nesta, que é a noite mais longa do ano, todos saem à rua para comer sardinha assada, usar os habituais martelinhos ou os tradicionais alhos-porro. As decorações alusivas à data e a música popular portuguesa, que se ouve em todas as ruas, fazem do Porto um verdadeiro arraial a céu aberto.

Em Gaia:

Visitar as Caves do Vinho do Porto
Esta é uma atividade especialmente apreciada pelos amantes de vinho, mas que pode e deve ser feita por qualquer pessoa. O saber não ocupa lugar e é sempre interessante saber mais sobre a produção e conservação desta bebida. Nas diversas caves, Cálem, Taylor’s ou Ferreira, existem experiências disponíveis para fazer em casal ou grupo de amigos e familiares. Estas incluem, normalmente, visitas guiadas e provas de vinhos.

Andar de teleférico
O teleférico é uma das principais atrações turísticas do concelho de Gaia. Aqueles que decidirem viajar nesta infraestrutura vão poder apreciar uma vista espetacular do rio Douro, as caves de vinho e o Porto. O percurso, de 600 metros, tem a duração de aproximadamente 5 minutos e em cada cabina podem viajar oito pessoas.

Foto: Teleférico de Gaia

Passear no Parque Biológico
Situado na periferia da cidade de Gaia, freguesias de Avintes e Vilar de Andorinho, o Parque Biológico estende-se pelo vale do rio Febros, um afluente da margem esquerda do Douro. Tem cerca de 35 hectares, onde vivem em estado selvagem centenas de espécies de animais e plantas. É um local ótimo para passear, caminhar e desfrutar da natureza, seja sozinho ou acompanhado.

Foto: Mariana Vasconcelos

Conhecer a Capela do Senhor da Pedra
Esta é uma das mais bonitas e misteriosas capelas de Portugal. Repleta de histórias e lendas é em Miramar, Gulpilhares, que encontramos a Capela do Senhor da Pedra. É um local muito procurado pelos amantes de fotografia, uma vez que, o monumento, por estar voltado de costas para o mar, proporciona uma oportunidade única para conseguir fotografias dignas de postais.

Ver o pôr do sol no Jardim do Morro
Quando se fala em ver o pôr do sol este é, sem dúvida, um dos locais mais procurados e apreciados. Localizado junto a Serra do Pilar, ao lado do tabuleiro superior da Ponte Luís I, possui um deslumbrante miradouro para a zona histórica do Porto. Mesmo que vá sozinho, é certo que encontrará companhia, visto que este Jardim recebe “enchentes” praticamente todos os dias, principalmente ao fim-de-semana.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem