A formalização da contratualização, divulgada esta quinta-feira pela plataforma dedicada ao Norte 2020 da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), permitirá agora aos 16 GAL “concretizar as respetivas Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC)”.
Em causa está a aplicação de 77 milhões de Euros de fundos da União Europeia para o apoio a iniciativas de promoção da competitividade de territórios rurais, através do financiamento do PDR 2020 (Programa de Desenvolvimento Rural) e do NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020).
Dos projetos que serão implementados no contexto dos GAL rurais, a CCDR-N destaca “investimentos em explorações agrícolas, incluindo a diversificação de atividades e a comercialização das suas produções, ou iniciativas de renovação de aldeias”, bem como “projetos de criação do próprio emprego ou de empresas por desempregados ou inativos, de expansão ou criação de pequenas e microempresas, através da valorização de recursos locais, por exemplo com a aposta no artesanato”.
Na lista de contratualizações, surge em primeiro lugar a Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT) com cerca de 5,8 milhões de euros.
Segue-se a Dolmen – Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega, com cerca de 5,7 milhões de euros, e a ADRIL – Associação do Desenvolvimento Rural Integrado do Lima com cerca de 5,6 milhões.
Foram ainda aprovados os projetos da LITORALRURAL, da ATAHCA, Sol do Ave, ADRIMAG, BEIRA-DOURO, ADRIMINHO, Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria, ADER-SOUSA, Associação do Douro Histórico, PROBASTO, CORANE, Douro Superior e DESTEQUE.