CM Matosinhos

Zenith Brunch & Cocktails

Zenith Brunch & Cocktails

É o típico espaço portuense que dispensa apresentações. Todos lhe sabem o nome, já o visitaram e quem ainda não teve oportunidade de o fazer, tem-no, certamente na sua lista de “próximos restaurantes a visitar”. Afinal, trata-se de um dos espaços mais cobiçados do Porto, quer pela sua deliciosa carta gastronómica, pela peculiar playlist como pela decoração inspiradora.

A versão original do Zenith Brunch & Cocktails nasceu em 2011, um rooftop bar localizado no 15.º piso do hotel HF Ipanema Park, que, mais tarde, deu nome à casa. “Zenith é o ponto celeste diretamente alinhado connosco quando olhamos o céu. Como o bar estava localizado no «Céu do Porto» achamos o nome perfeito e decidimos mantê-lo”, contou à VIVA! Fernando Sá, diretor do espaço, criado com o sócio Thiago Silva. O sucesso do bar durante os cinco anos em que funcionou no hotel ditou o conceito que agora conhecemos, criado, em 2017, na Praça de Carlos Alberto, oriundo das muitas viagens que os dois sócios fizeram.

Da carta, fazem parte inúmeras propostas e, felizmente, diz o responsável, são vários os clientes que regressam para provar alguns pratos que despertaram a sua curiosidade noutras visitas. Como proposta, Fernando Sá sugere para entrada uma “Shakshuka” para partilhar, uns “Ovos Zenith” ou “Tosta Zenith” como prato principal e uma panqueca de doce de leite ou um Açaí Bowl para sobremesa. A acompanhar, “a sangria Zenith, claro”.

O espaço já se encontra a funcionar em pleno, com todas as normas de higiene e segurança recomendadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS) em vigor. Com o aumento da esplanada concedido pela Câmara Municipal do Porto, no âmbito do regime especial para a ocupação do espaço público, em vigor até ao final do ano, o Zenith dispõe, atualmente, de 60 lugares.

Uma semana antes de surgir o confinamento, Fernando Sá e Thiago Silva negociaram uma loja em Barcelona, que deveria inaugurar em abril. Contudo, atendendo ao contexto atual de pandemia, a abertura foi adiada para o próximo ano. Barcelona aumenta, assim, para o cinco o leque das cidades [Porto, Matosinhos, Lisboa e Madrid] que já acolhem restaurantes da marca Zenith Brunch & Cocktails.

Horário de funcionamento: De segunda a quinta-feira das 10h00 às 18h00, sexta-feira das 10h00 às 22h00 e ao sábado e domingo, respetivamente, das 9h00 às 22h00 e das 9h00 às 19h00.

Zenith Brunch & Cocktails
Praça de Carlos Alberto 86, Porto
Telefone 220 171 557
www.zenithcaffe.pt

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.